Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015

Publicado em 15/07/2015 00h:00min.

A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações preocupados com a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. Para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2015, celebrada de 01 a 07 de agosto em 120 países, a Waba lançou o tema:“Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos!" Este tema, com ênfase nas mulheres trabalhadoras que amamentam, revive a campanha da SMAM de 1993 sobre a iniciativa de um Local de Trabalho Amigável as Mães Trabalhadoras.

Os Objetivos da SMAM 2015 são:

1. Promover o apoio multi-dimencional de todos os setores para possibitar as mulheres em todos os lugares a trabalhar e continuar amamentando.

2. Reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho tornem amigo da Família/ Pai /Companheiro / Bebê e Mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.

3. Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção a Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.

4. Apresentar, facilitar e reforçar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentarem.

5. Envolver e formar parceria com grupos-alvos específicos, por exemplo, os Sindicatos, Organizações de Proteção dos Direitos do trabalhador/ da Mulher, Grupos de Mulheres e Grupos de Jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.

 

 

 

 

No Brasil, Entre as diversas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde (MS), a ação da Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) inclui três eixos de atuação:

- O direito à licença maternidade de cento e oitenta dias

- O direito à creche

- O direito a frequentar Sala de Apoio à Amamentação no local de trabalho.

Com a proposta de contribuir para a continuidade da amamentação, as salas são especialmente preparadas dentro do ambiente empresarial, visando permitir que a mulher-mãe que amamenta possa de forma segura retirar seu leite e levá-lo para seu filho após a jornada de trabalho. Em diversos estados brasileiros, instituições públicas ou privadas possuem salas de Apoio à Amamentação.

Em Dezembro de 2014 o Ministério da Saúde (MS) realizou um evento para a certificação das salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta dos Bancos de Leite Humano (BLH) e postos de coleta do Rio de Janeiro:

“Neste contexto há de se destacar que no setor saúde, em particular nos hospitais, temos um grande quantitativo de mulheres em idade fértil. Olhar para este segmento com a perspectiva de cuidar de quem cuida, representa uma iniciativa pioneira que neste caso em particular é capitaneada pelo Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), centro de referência estadual, nacional e ibero-americano para BLHs” explicou o coordenador da Rede de Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br), João Aprigio Guerra de Almeida.

Para comemorar a SMAM de 2015 os Bancos de Leite da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano já estão programando atividades que em breve serão divulgadas.

Acesse o calendário da WABA

15/07/2015

Tags: