Programa de Certificação Fiocruz Para Bancos de Leite Humano

O Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano foi concebido com o propósito de prover a Rede Global de Bancos de Leite Humano de um sistema formal de avaliação contínua da efetividade das ações desenvolvidas pelos Bancos de Leite Humano e Postos  de Coleta de Leite Humano que a integram, com o propósito de assegurar a qualidade de seus respectivos produtos, processos e serviços.

O PCFioBLH é uma estratégica interunidades da Fiocruz para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano, com o propósito de responder às demandas do SUS-Brasil e dos países cooperantes, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção ao recém-nascido e ao lactente.

Gestão Central 

  • Vice-presidente de produção e Inovação em Saúde - Fiocruz

Formulação, Execução e Coordenação - Fundação Oswaldo Cruz/MS

  • Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde - Fiocruz
  • Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - Fiocruz
  • Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Fiocruz
  • Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - Fiocruz
  • Rede Global de Bancos de Leite Humano – Fiocruz

Câmara Técnica

  • Secretaria de Atenção Primária à Saúde e
  • Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - Ministério da Saúde do Brasil
  • Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde - Fiocruz
  • Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde - Fiocruz
  • Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - Fiocruz
  • Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Fiocruz
  • Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - Fiocruz
  • Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano - Fiocruz
  • Colegiado dos Centros de Referência para Bancos de Leite Humano - Fiocruz
  • Coordenações dos Eixos Estratégicos do PCFioBLH

Coordenação Executiva 

  • Secretaria Executiva da Rede Global de Bancos de Leite Humano – Fiocruz

Objetivo de Desenvolvimento do Programa

Prover a Rede Global de Bancos de Leite Humano de um sistema formal de avaliação contínua da efetividade  das ações desenvolvidas pelos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano que a integram, com o propósito de assegurar a qualidade de seus respectivos produtos, processos e serviços.

Objetivo Específico do Programa

Certificar o grau de conformidade alcançado pelos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano frente ao disposto nas instruções normativas do PCFioBLH.

Eixos do programa

Eixo 1 Certificação profissional para os processos de trabalho em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano
Eixo 2 Certificação da informação em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano
Eixo 3 Certificação da infraestrutura física de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano
Eixo 4 Certificação de equipamentos de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano
Eixo 5 Certificação do processamento e controle de qualidade do leite humano em Bancos de Leite Humano
Eixo 6 Sistema de controle interno do controle de qualidade de Bancos de Leite Humano