A cooperação multilateral

-Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP

Em 26 de outubro de 2017 foi criada a Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP, aprovada na IV Reunião de Ministros de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Brasília, Brasil. Vale destacar que na Resolução de criação, os ministros ressaltaram a importante contribuição dos Bancos de Leite Humano para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito à redução da morbimortalidade infantil e à promoção do aleitamento materno, decidindo avançar com a ação banco de leite humano no espaço da CPLP.

-Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano – iberBLH

O IberBLH é um programa de cooperação na região ibero-americana para o compartilhamento do conhecimento e de tecnologias nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano. Foi aprovado em novembro de 2007, na XVII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo. Em todos os países participantes foram implementadas pelo menos uma unidade de banco de leite humano com a tecnologia brasileira. O IberBLH serviu para estimular o tema do aleitamento materno e renovar o apoio à qualificação de recursos humanas voltados para Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente, participam do programa os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

-TCC (Technical Cooperation among Countries) OPS – Brasil, Honduras e Equador

A cooperação técnica "Brasil, Honduras e Equador - Bancos de Leite Humano" foi desenvolvida por um ano a partir de julho de 2008, com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade infantil, bem como desenvolver e apoiar políticas e políticas institucionais e comunidades que fortalecem a amamentação e a capacidade do Estado de responder, através da cooperação sul-sul.

-Fiocruz/Ministério da Saúde do Brasil – Haiti/ Ministério da Saúde Pública e da População – França/Agência de Cooperação Francesa

Convênio de cooperação triangular entre Brasil/Ministério da Saúde/Fiocruz - Haiti/Ministério da Saúde Pública e da População - França/Agência de Cooperação Francesa, voltado para o apoio técnico à implantação de Banco de Leite Humano no Haiti.

Para saber mais sobre os acordos firmados, clique aqui.