Solidariedade em rede – rBLH envia a primeira remessa de doação de leite humano para bebês prematuros do estado do Rio Grande do Sul!

Publicado em 12/06/2024 13h:45min.

No dia 11 de junho de 2024 - às 17h, decolou de Brasília (DF) com destino ao Centro de Referência para Banco de Leite Humano do estado do Rio Grande do Sul – BLH da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a primeira remessa de doação de leite materno destinada aos bebês prematuros internados em UTIs dos hospitais do Rio Grande do Sul. A ação surgiu em resposta à necessidade urgente de suporte às demandas dos bancos de leite do estado, devido às catástrofes enfrentadas nos últimos meses.

A missão só foi possível, graças ao empenho de toda a rBLH e a parceria de demais instâncias federativas, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Força Aérea Brasileira, entre outros, que ao serem convocados emergencialmente pela Secretaria Executiva da rBLH, prontamente se dispuseram à colaborar.

Primeiramente, a rBLH se uniu para realizar o levantamento dos estoques de leite humano disponíveis para doação em cada unidade federativa e atender  a demanda do estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas discussões sobre a logística necessária para que o leite humano fosse transportado de forma segura, e chegasse em condições apropriadas para uso ao destino final.

O transporte do leite humano, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), saiu da base aérea do Distrito Federal, com destino a base aérea de Canoas (RS) e foi imediatamente transportado de carro até o destino final, o Centro de Referência para Banco de Leite Humano do estado do Rio Grande do Sul – BLH da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, responsável por toda a logística de administração e distribuição do leite humano aos demais BLHs do estado.

Para garantir a qualidade do leite durante o transporte, a caixa utilizada recebeu gelo seco, assegurando a manutenção da temperatura adequada até o destino. Todos os testes de qualidade foram realizados, seguindo as Normas Técnicas da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

 

Esta primeira doação simboliza um marco importante na cooperação entre as unidades federativas brasileiras para assegurar a nutrição adequada aos recém-nascidos, promovendo a saúde e o bem-estar desde os primeiros dias de vida.