A SMAM no Distrito Federal

Publicado em 17/07/2009 00h:00min.

"Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção"

Esta é a frase escolhida pelo Ministério da Saúde para a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
 

  • No dia 1º de agosto será a abertura oficial no Distrito Federal, no Parque da Cidade, em frente à Administração, às 9h e o evento seguirá até às 13h.

A organização do evento faz parte de uma parceria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal com a Coordenação para Assuntos da Mulher, da Secretaria de Estado de Justiça do Governo do Distrito Federal.

A Coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Atenção Primária, Miriam, destacou que a importância da amamentação é que melhora a qualidade de vida da criança e do adulto: "Este evento é para mostrar que as mulheres brasilienses estão preocupadas com a saúde de seus filhos e sempre optam pelo melhor", disse.
 

"Amamentação: até nas emergências a melhor opção"

Foi a frase escolhida pela coordenação do Banco de Leite Humano e membros do Programa de Atenção Integral de Saúde da Criança (PAISC) para marcar as comemorações da SMAM 2009.

O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é reunir mães amamentando, mostrando que Brasília é uma cidade que amamenta.

No Parque da Cidade haverá muitas atividades voltadas para as mães que amamentam e seus bebês, como: apresentação de grupo musical , piscina de bolinhas, pula-pula etc. 

CAMPANHA

A campanha deste ano, além de divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação, visa a estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. Incita maior participação e apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada junto à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e a situação precária durante as catástrofes favorece o aparecimento de doenças infecciosas, entre outros.

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância-Brasil informa que de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno faz com que o bebê fique protegido contra diarréia, infecções respiratórias, otites, asma, obesidade, diabetes e alergias. O colostro, que é o leite dos primeiros dias, é rico em fatores de proteção para o bebê. A amamentação ainda ajuda o útero a voltar ao tamanho normal depois do parto, diminuindo o risco de hemorragia e anemia. A mulher que alimenta o filho nos primeiros seis meses, somente com o leite materno, perde rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, reduz o risco de ter diabetes, câncer de mama e de ovário.