Região Norte assume compromisso: Fruto do I Encontro de BLH da Região Norte - 2011

Publicado em 13/09/2011 00h:00min.

Carta de Manaus 2011
 
Compromisso assumido pelos Estados da Região Norte

Representantes do setor saúde e dos Governos dos Estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, do Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz/Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Associação Brasileira de Profissionais de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno, Sociedade Brasileirade Pediatria, Conselho Regional de Enfermagem e Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, reunidos no I Encontro de Bancos de Leite Humano da Região Norte, realizado no período de 31 de agosto a 02 de setembro de 2011, em Manaus, assinaram o documento denominado "Carta de Manaus 2011".

Na "Carta de Manaus 2011" foi acordardado:

1- Estabelecer mecanismos que assegurem a expansão com consolidadção da Rede de Bancos de Leite Humano da Região Norte do Brasil.

2- Promover condições de garantia de atuação da Rede de Bancos de Leite Humano como estratégia de fomento, promoção e proteção e apoio ao aleitamento materno e melhoria da qualificação da atenção neonatal em termo e segurança alimentare nutricional, direcionada ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com ênfase na redução da mortalidade infantil.

3- Instituir o colegiado gestor da Rede Amazônica de Bancos de Leite Humano, composto pelas redes de Bancos de Leite Humano de cada um dos Estados da Região Norte e pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

4- Elaborar o projeto integrado de criação da Rede Amazônica de Bancos de Leite Humano com a definição de metas a serem pactuadas de estratégias operacionais para alcançar os resultados propostos e a necessidade de investimento.

O documento assinado será entregue a Presidente Dilma Rousseff, pelo Secretário de Estado da Saúde do Amazonas como compromisso assumido pelos Bancos de Leite da Região Amazônica de atuar como estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do Rede Cegonha.

Acesse aqui a Carta de Manaus 2011

13/09/2011