Banco de Leite Humano Anita Cabral (PB) celebra V Semana Estadual de Doação de Leite Materno

Publicado em 31/05/2017 10h:21min.

Entre os dias 15 e 19 de maio foi comemorado a V Semana Estadual de Doação de Leite Materno, aprovada pela Lei 9.956, de 11 de janeiro de 2013, que tem como objetivo principal a divulgação da estratégia dos bancos de leite humano pelos diversos setores da sociedade. Durante toda a semana, a sociedade foi convidada a aderir à campanha de doação de leite, sensibilizando-a para a importância da redução da mortalidade infantil com o gesto de doar leite materno.

Segundo dados do Banco de Leite Humano Anita Cabral, de João Pessoa, observa-se que cresce a demanda por leite humano pasteurizado para suprir as necessidades dos bebês internos nos leitos neonatais do estado e em especial das UTIs neonatais da grande João Pessoa.

A Rede de Bancos de Leite do estado da Paraíba coleta em média 400 litros de leite por mês, conta com 350 doadoras d eleite e atende cerca de 600 receptores. Entretanto, esse quantitativo ainda não é suficiente para atender a demanda. Necessita-se aumentar a coleta em torno de 200 litros para suprir o atendimento dos bebês a termo e com peso adequado que requeiram, transitoriamente, um apoio de complemento durante sua internação nas maternidades.

Além disso, entre os meses de janeiro e abril de 2017 houve aumento da demanda por leite humano de Banco de Leite para bebês internados em UTIs do estado, ocasionando uma queda considerável no estoque. “A nossa grande preocupação é que essa queda se acentue consideravelmente nos feriados de São João e nas férias do meio do ano e que isso prejudique o abastecimento com quantidade suficiente para as unidades neonatais do estado”, considerou a coordenadora do BLH.

Na semana do dia 19 de maio, ocorreram atividades para promoção da doação de leite materno em todo o estado, através da Rede de Bancos de Leite do estado da Paraíba com seus seis Bancos de Leite e 21 Postos de Coleta, os quais realizaram atividades locais para esse incentivo.

Para ser doadora é só procurar um Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo à residência, estar amamentando o filho, ser saudável e ter excedente de produção de leite.

O Banco de Leite se responsabiliza por comparecer ao domicílio da mãe, oferecer as orientações, entregar os materiais necessários para coleta (luvas, gorro, máscara e vidros esterilizados). O serviço visita ainda semanalmente o domicílio da mãe para coletar a doação.

Contato: 3215-6047 (Banco de Leite Humano Anita Cabral)

 

Segunda 15/05

7h Café da manhã para as doadoras e mães que amamentam no Banco de Leite Humano Anita Cabral;

Terça 16/05

14h Roda de Conversa - Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (Empresa Indaiá)

Quarta 17/05 

8h30 Roda de Conversa Grupo de Gestante e Mães (Empresa Coteminas)

14h30 Roda de Conversa Grupo de Gestante e Mães (Empresa Coteminas)

Quinta 18/05

10h Palestra Profissionais de Saúde da Maternidade Frei Damião

 Sexta 19/05

8h Atividades de Sensibilização nas Maternidades do estado.

Fonte: Banco de Leite Humano Anita Cabral