Projeto de Cooperação Brasil-Guatemala: Missão de Avaliação

Publicado em 09/11/2010 00h:00min.

O Projeto “Apoio Técnico para Implantação/Implementação de Bancos de Leite Humano na Guatemala”, firmado em abril de 2008, chega ao fim... mas o trabalho continua e as equipes dos dois países propõem continuidade do projeto.

No período de 25 a 29 de outubro de 2010, dois Consultores da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, Márcia Maria Benevenuto de Oliveira, do Centro de Referência do Paraná e Paulo Ricardo da Silva Maia, do Centro de Referência Nacional, realizaram missão na Guatemala para avaliação final do projeto de cooperação entre os dois países. Foram realizadas reuniões com representantes do Ministério da Saúde, além de visita técnica e reunião no Hospital Nacional Pedro Bethancurt e no Hospital Roosevelt.

O Projeto que propôs implementar um Banco de Leite Humano na Guatemala, que seria Centro de Referência Nacional para que o modelo fosse reproduzido em outros hospitais, cumpriu seu objetivo e foi além, tendo apoiado a implantação de outros três Bancos de Leite.

Atualmente 4 Bancos de Leite Humano estão em funcionamento na Guatemala:

- Banco de Leite Humano do Hospital Pedro Betancourt, na Antiga Guatemala;
- Banco de Leite Humano do Hospital Roosevelt, na cidade de Guatemala;
- Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Zacapa, em Zacapa;
- Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Elena, em Quiché.

Outros três estão em implantação e há projeto para mais cinco unidades.  

Em função da experiência bem sucedida deste convênio e do interesse comum das equipes técnicas de ambos países, técnicos do Ministério da Saúde da Guatemala em conjunto com os consultores da RedeBLH-BR, propõem a continuidade do projeto de cooperação bilateral, com objetivo de consolidar e expandir a Rede de Bancos de Leite Humano da Guatemala para atender a demanda de leite humano processado e fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Guatemala.

Ainda no âmbito desta missão foi discutida a possibilidade de cooperação multilateral, com objetivo de Integrar os Bancos de Leite Humano do Guatemala no processo de Implantação da Rede Ibero-Americana, espaço para o intercâmbio do conhecimento e transferência de tecnologia no âmbito do aleitamento materno e BLH como componentes estratégicos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Além da Guatemala, também no Uruguai  e no Equador a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano realizou a missão final do projeto de cooperação, com avaliação e proposta de continuidade.