No dia 11 de dezembro de 2023, foi realizado no Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa, em Brasília/DF, o I Workshop de Implantação do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano.
O Programa tem o objetivo de prover a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano de um sistema formal de avaliação contínua da efetividade das ações desenvolvidas pelos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano que a integram, assegurando a qualidade de produtos, processos e serviços; além de manter um sistema contínuo e dinâmico de informações sobre oportunidades de melhoria, direcionadas aos diferentes níveis de gestão das instituições que integram a rBLH.
Nessa garantia de acesso e de qualidade, pilares da segurança alimentar, a certificação é decisiva, e o PCFioBLH é uma inovação nesse campo. A decisão de implantar essa ação inovadora no Brasil, a partir de Brasília, é decorrente da constatação de que a Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal há muito vem trabalhando com êxito a garantia de acesso, gerando condições que a aproximam da autossuficiência em leite humano para recém-nascidos internados. Ação, esta, que foi firmada no dia 31 de julho de 2023 no lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano que ocorreu na sede da Organização Panamericana de Saúde – OPAS, em Brasília, com a participação da Ministra da Saúde - Nísia Trindade, do Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde - Marco Aurélio Kriger, do Coordenador da Rede de Bancos de Leite Humano - Dr. João e da Dra. Miriam Santos que recebeu em nome de todos os BLHs de Brasília.
O Workshop ocorreu no formato híbrido e iniciou às 10h (horário de Brasília). A programação contou com uma sessão de abertura, em seguida, as apresentações sobre a Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal realizada pela Mariane Curado Borges, e o Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano – PCFioBLH realizado pelo Coordenador da Rede Bancos de Leite Humano.
O evento contou com a participação dos 14 Bancos de Leite Humano do Distrito Federal, representados pelos seus coordenadores, a Gerente de Assistência Clínica e Diretoria de Atenção de Saúde do Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (HMIB), Paula Martins Balduino; o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Luciano Agrizzi; a Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Monica de Mesquita Miranda; a Secretaria de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde, representada por Renara Guedes; a Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, representada por Eduardo Chaves Leal; o Diretor do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Antônio Meirelles; a Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano, representada por Miriam Oliveira dos Santos; o Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida; a Presidente da comissão Distrital de Bancos de Leite Humano, Mariane Curado Borges; a Organização Panamericana de Saúde do Brasil, representada por Luisete Moraes Bandeira e o Centro Latino Americano de Perinatalogia (CLAP) – Organização Panamericana de Saúde, representado por Pablo Duran.
A coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, Mariane Curado, enfatizou que os Bancos de Leite são formados por uma equipe multiprofissional e interprofissional.
Conforme Mariane, “É um trabalho que contribui com uma sociedade justa e solidária, que se preocupa com a segurança alimentar. Por isso, é importante que nossa rede seja vista, lembrada e valorizada. Realizamos pequenas ações, com tecnologia de baixo custo e que mudam a vida de diversas pessoas.”
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Eduardo Chaves Leal, elogiou o trabalho realizado pelo Distrito Federal, considerado exemplo nas políticas públicas voltadas ao tema.
“Na garantia de acesso e de qualidade e em pilares da segurança alimentar, a certificação é decisiva, e o PCFioBLH é uma inovação nesse campo. O resultado da união de esforços - decorrente dessa iniciativa - certamente permitirá que o Brasil tenha, no médio prazo, a primeira Rede de Bancos de Leite Humano de uma de suas unidades federativas, certificada em ambos os pilares da segurança alimentar e nutricional no país”, afirmou.
Representando a Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o secretário adjunto de Assistência, Luciano Agrizzi, definiu a parceria como fundamental.
Assista ao video sobre o Workshop aqui.