Oficina de Sala de Apoio à Amamentação - São Paulo

Publicado em 04/07/2011 00h:00min.

Nos dias 27 e 28 de junho aconteceu em São Paulo capital, a terceira oficina de "Sala de Apoio à Amamentação".  A oficina é parte das diversas estratégias que a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde vem desenvolvendo no País para apoiar a mulher trabalhadora na manutenção do aleitamento materno.

Profissionais de Bancos de Leite Humano e aqueles que atuam na promoção e apóio à amamentação, foram treinados para incentivar e apoiar as empresas que querem estimular as mulheres trabalhadoras na volta ao trabalho.

No mesmo dia do evento, a empresa SECONCI (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) inaugurou a sua sala de apoio à amamentação. Durante a pratica, os participantes se dividiram em grupos e foram as empresas para oferecer orientação e estimular o trabalho de amamentação para as mulheres na volta ao trabalho.

O que é Sala de Apoio à Amamentação?

Sala de Apoio à Amamentação é um espaço dentro da empresa/local de trabalho destinado para retirada e estocagem de leite humano durante a jornada de trabalho da mulher-mãe que está amamentando e retornou à empresa após seu período de licença remunerada.

O objetivo é que estas mulheres possam durante o expediente esvaziar as mamas e armazenar o leite materno que será oferecido ao filho nos momentos em que ela não estiver em casa. É uma maneira de manter a lactação e a amamentação.

As exigências técnicas para a instalação das salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas, foram definidas pelo Ministério da Saúde e Anvisa na Nota Técnica Conjunta nº1, publicada no Diário Oficial da União, em 24 de fevereiro de 2010, por meio da Portaria 193.