Ministros da saúde da CPLP recebem com satisfação a proposta de criação da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP

Publicado em 24/05/2017 19h:28min.

Os Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos em Genebra, em 22 de maio, às margens da 70ª Assembleia Mundial da Saúde, passaram em revista a agenda de saúde no âmbito da Comunidade e avaliaram perspectivas futuras para a cooperação nessa matéria.

À luz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os ministros concordaram quanto à importância de aprofundar a concertação político-diplomática em saúde entre os membros da Comunidade, fortalecendo o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS/CPLP).

Os ministros receberam com satisfação a proposta de criação da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP, com inegável impacto positivo na área de saúde infantil.

Os ministros também apoiaram a proposta de retomada das ações da rede ePORTUGUÊSe, voltada à difusão dos documentos técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) em língua portuguesa, que contribuirá para o engajamento proativo dos países da Comunidade na organização. Juntos, pediram aos candidatos à Direção-Geral o fortalecimento da língua portuguesa na OMS.

Com o intuito de estimular a cooperação para implementar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 3, os ministros intercambiaram ideias a respeito do estabelecimento de um Grupo de Trabalho sobre Saúde no contexto da Agenda 2030.

O ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, convidou seus homólogos para a IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, a realizar-se em 26 de outubro de 2017, em Brasília, no Distrito Federal, ocasião em que buscarão obter compromissos concretos voltados ao fortalecimento da agenda de saúde na Comunidade.

Fonte: Presidência Brasileira 2016-2018 - Agenda Saúde