No Paraguai: curso e inauguração do 1º BLH - 2010

Publicado em 26/04/2010 00h:00min.

O Banco de Leite do Hospital San Pablo, em Assunção do Paraguai, fez sua primeira pasteurização de Leite Humano com Qualidade Certificada. Este foi um marco histórico na construção da rede paraguaia de Bancos de Leite Humano e para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no país e no combate para a redução da mortalidade infantil. 

Esse fato foi um resultado da soma de esforços coletivos e individuais que culminaram na assinatura do convênio entre o Brasil e o Paraguai, sob o marco da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano.

Sob esse marco foi realizado o "I Curso de Processamento e Controle de Qualidade em Bancos de Leite Humano no Paraguai", entre 12 e 16 de abril de 2010 pelos técnicos brasileiros Cristiano Boccolini, Márcia Benevenuto e Vânia Trinta.

No dia 22 de abril de 2010 houve a inauguração oficial do Banco de Leite Humano do Hospital San Pablo, que contou com a participação do Ministério de Saúde do Paraguai, profissionais do Hospital San Pablo, Embaixada Brasileira, representantes da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano, além de universidades e sociedades de profissionais. Essa inauguração teve seu ápice com a entrega do primeiro Leite Humano Pasteurizado com Qualidade Certificada a um recém nascido internado em uma Unidade Neonatal.