Maternidade Dona Evangelina Rosa: Acolhendo vidas, Protegendo direitos - 2011

Publicado em 16/05/2011 00h:00min.

Projeto Espaço Acolher
Acolhendo vidas, Protegendo direitos 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) vem desenvolvendo diversos trabalhos com vistas à atenção humanizada, através da atuação do Serviço Social e Grupo Técnico de Humanização, além de outros membros da equipe de saúde da instituição.
Trata-se do projeto Espaço Acolher, projeto que contribui com a construção efetiva da Política de Humanização proposta pelo Ministério da Saúde.
 
O foco é a assistência social humanizada às gestantes no período perinatal e sua família quando buscam a Urgência/Emergência da MDER, assim como puérperas cujos filhos estejam internados em UTI neonatal ou Unidade de Cuidados Intermediários. 

São mulheres que vivem em outros municípios, sem referência familiar ou residentes em locais de extrema distância da capital Terezina. Nesse espaço busca-se oferecer à usuária um ambiente aconchegante provisório, que proteja e garanta o exercício dos seus direitos de cidadania. 
 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Escuta qualificada da usuária por equipe multiprofissional;
- Rodas de conversas sobre os princípios da carta dos direitos e deveres dos usuários;
- Realização de atividades de relaxamento, entretenimento e ocupação, através de leitura de livros, revistas, programas de TV, música, oficinas de trabalhos manuais;
- Registro de depoimentos no livro: "Minha vida dá um livro"
- "Vou curtir vou passear" = passeios a pontos turísticos da cidade
- "Sessão pipoca"- exibição semanal de filmes e documentários acerca de temas relacionados às suas vivências cotidianas;
- "Cada dia mais bela"- manhã de beleza dedicada às mães do espaço Acolher e Alojamento Canguru, como forma de porporcionar-lhes melhoria no visual e aumento de sua auto-estima.
As atividades tem a supervisão do Serviço Social e Câmara Técnica de Humanização.