Itajaí, SC - Estoque do BLH em estado crítico

Publicado em 17/12/2019 09h:07min.

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, começou uma campanha emergencial em busca de mulheres que possam fazer doações para o Banco de Leite Humano da Instituição. É que o estoque de leite baixou este mês para um terço do que seria o ideal e há o risco de faltar alimentação natural para as crianças prematuras internadas por lá e que precisam do leite para a recuperação.

De acordo com a nutricionista Fernanda Carbonera, que atua junto ao banco de Leite Humano do Marieta, é comum que as doações de leite caiam durante o final do ano e as férias, já que muitas mulheres acabam viajando. “Porém, neste ano está sendo mais preocupante, e caso não ocorram doações, podemos ficar sem o leite materno para os bebês que precisam”, alerta.

O Marieta tem 10 leitos de neonatal e outros 10 destinados ao chamado “cuidado intermediário”. É por lá que ficam as crianças que nascem de forma prematura ou que, no início da vida, precisam de cuidados especiais.

De acordo com o hospital, a quantidade ideal para manter um estoque seguro seria de 100 litros mensalmente. Mas, na média, o hospital consegue apenas 65 litros, o que mal costuma dar para suprir as necessidades das crianças.

Mas, agora, a situação ficou ainda mais crítica, segundo os profissionais do Marieta. “Nos últimos meses houve uma queda na doação e por isso o estoque está baixo. Nesse mês foi pasteurizado apenas 35 litros de leite humano”, informa a nutricionista.

Quando o estoque baixa a níveis críticos, como agora, é usado um preparo especial para garantir a alimentação dos pequenos pacientes. Mas o indicado é o leite humano, que possui propriedades que garantem o desenvolvimento de anticorpos nos bebês.

Por esta razão, a direção do Marieta faz um apelo às mulheres que estão amamentando ou que tenham leite, para que se inscrevam como doadoras e ajudem a salvar a vida de crianças prematuras.

Como ser uma doadora
Para ser uma doadora é fácil. Basta ir até o hospital Marieta, que fica na avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, ou então ligar para o banco de leite, pois há equipes especializadas que vão até o local indicado fazer a colega. O número do telefone é o (47) 3249-9400, ramal 2404.

A mulher precisa ser saudável e não estar tomando nenhum remédio que tenha contraindicação para a amamentação

O leite coletado passa por um rigoroso controle de qualidade para ver se está saudável, antes de ser congelado. Depois ele é pasteurizado e, somente aí, consumido pelos bebês prematuros.

 

Fonte: Diarinho