Evento do Ministério da Saúde para Comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano 2011

Publicado em 29/09/2011 00h:00min.

O Ministério da Saúde realizou na tarde do dia 29 de setembro de 2011, no auditório da Sede Fiocruz Brasília, evento para comemorar o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano". A solenidade contou com a presença da secretária-adjunta de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, do Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, ministro Marcos Farani, do Diretor do Instituto Nacional Fernandes Figueira, Carlos Maciel, do secretário-adjunto da Secretaria de Saúde do DF, Elias Miziarado, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos de Souza Matos, da assessora do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Denise Rinehart, e do coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida.

O coordenador da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Paulo Bonilha, e membros de sua equipe; representantes da ABC; além de outras autoridades, também estiveram presentes. O evento foi transmitido na internet em tempo real, por meio da Sala de videoconferência do SIG Tel@rBLH - RUTE, o que permitiu a participação da Madrinha da Campanha "Dia Nacional de Doação de Leite Humano - 2011", a apresentadora Luciana Gimenez. Presencialmente ela foi representada por Paulo Vieira Jr. Participaram ainda, mulheres doadoras de Bancos de Leite do Distrito Federal e seus filhos; profissionais de BLH do DF; equipe do CBMDF; os Coordenadores das Referências Estaduais e profissionais da Referência Nacional. A Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal se apresentou no início e no término do evento.

O CBMDF foi homenageado pelo Ministério da Saúde através do coronel Carlos de Souza Matos, e toda equipe foi aplaudida de pé pelo serviço que tem sido realizado na Coleta de Leite Humano no DF. O Ministério da Saúde homenageou ainda o ministro Marcos Farani e o secretário-adjunto, Elias Miziarado, pelo apoio aos Bancos de Leite Humano. Os Bancos de Leite do DF entregaram ao ministro Marcos Farani um quadro como lembrança da inauguração do 1º BLH da África. Para Cleusa Bernardo, o momento é de agradecimento. A secretária comentou ainda a atuação de João Aprígio no fortalecimento da RedeBLH. “Parabéns pelo trabalho belíssimo que você faz porque certamente ele não seria tão expressivo sem o seu trabalho”. A secretária convocou todos os atores a se empenharem para a continuidade do projeto. “Gostaria de agradecer a toda esta família que contribuiu para este acontecimento e os resultados obtidos”.

O ministro Marco Farani, falou sobre a importância do programa de Bancos de Leite do Brasil e destacou a atuação da Fiocruz. “Gostaria de agradecer ao Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e ao coordenador da RedeBLH, João Aprígio, pela implementação desses projetos de instalação de Bancos de Leite Humano no exterior”. Elias Miziara, agradeceu a todos, em nome da população do DF, pelo trabalho realizado no incentivo à doação. “Considero este programa o mais horizontal, pois ele conta com a participação de vários segmentos, entre médicos, governo, bombeiros e a própria sociedade, na figura das mães”.