Centro de Referência Iberoamericano de Treinamento para Bombeiros Militares em Coleta de Leite Humano

Publicado em 24/11/2010 00h:00min.

No dia 19 de novembro (2010) o diretor do Instituto Fernandes Figueira, Carlos Maciel e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Antonio Gilberto Porto, assinaram termo que formaliza parceria entre as duas instituições para a implementação do Centro de Referência Iberoamericano de Treinamento para Bombeiros Militares em Coleta de Leite Humano.

A implementação deste Centro de Referência foi pactuado durante o V Congresso Brasileiro e I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, que aconteceu no período de 27 a 30 de setembro em Brasília.

Para João Aprígio Guerra de Almeida, Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, “a necessidade de reduzir a mortalidade infantil, sobretudo na Amazônia Legal e Nordeste brasileiro, é o que nos faz querer expandir a rede de bancos de leite humano. Está prevista a abertura de 32 novos Bancos de Leite Humano nessas regiões, mas também é preciso fazer todos eles funcionarem melhor”.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Antonio Gilberto Porto destacou a receptividade que os bombeiros têm com a coleta do leite humano nos domicílios das doadoras e declarou: “Nós fazemos questão de indicar profissionais do sexo feminino para realizar esse trabalho de auxiliar as mães na coleta do leite e na própria amamentação. Com certeza, queremos dar continuidade a essa parceria, passando a doutrina a outras unidades do país e mesmo do exterior”.

A assinatura aconteceu no Instituto Fernandes Figueira, e estavam presentes também o diretor do Programa Comunitário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Eugênio César Nogueira, o secretário de apoio logístico do Programa, Amadeu Martins Jr., e o diretor-presidente do Núcleo Representativo dos Policiais e Bombeiros Militares Inativos e Pensionistas do Distrito Federal, Balthazar Eurípedes.