BLH de Betim promove a doação de leite humano

Publicado em 09/06/2011 00h:00min.

 

Promover a doação de leite humano é uma das atividades de um Banco de Leite e para isso contam com o apoio de jornalistas de todas as mídias (TV, rádio, jornal e revista e sites na internet). Com essa atividade, as equipes dos Bancos de Leite passam informações sobre o leite humano e amamentação para toda a sociedade, além de sensibilizar as mulheres para doarem o leite excedente para um Banco de Leite Humano.

O Banco de Leite Humano de Betim, em Minas Gerais, promoveu a doação de leite humano na internet http://www.betim.mg.gov.br/. Veja abaixo:

 Banco de Leite Humano de Betim beneficia prematuros

Amamentar é um ato de amor e de proteção. Ao oferecer o leite do peito para o filho, a mãe passa nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. Com a amamentação, algumas mães produzem mais leite do que os filhos conseguem mamar e é nesta hora que a solidariedade pode entrar em ação. Ao observar que tinha o leite excedente, a auxiliar administrativa, Débora Souza, procurou o Banco de Leite Humano para fazer a doação. O serviço gratuito da Secretaria de Saúde de Betim incentiva o aleitamento materno e contribui para a redução da mortalidade infantil no município, pois o leite doado é destinado aos bebês prematuros, com baixo peso, internados na Maternidade Pública do Teresópolis e do Hospital Público Regional de Betim.

A doação do leite humano não traz prejuízos para a mãe, nem para o bebê. Na verdade, quando a mãe amamenta a criança ou retira o excesso para a doação, ela estimula a produção de leite. A publicitária Vanessa Diniz relata que após o nascimento da filha Letícia chegou a fazer doações do seu leite excedente. "A equipe nos acolhe muito bem e está super disponível para ajudar na amamentação, esclarecendo e tirando dúvidas. Acredito que doar o leite humano é uma ação de cidadania" destacou.

Durante o período de doação, a mãe recebe um frasco esterilizado para depositar o leite. Após a coleta, o leite é colocado no congelador até que a equipe do Banco de Leite faça o recolhimento. "Quando o leite chega na unidade é feita a classificação, pasteurização e análises microbiológicas. Todo o processo tem um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído. Por isso, o Ministério da Saúde contra-indica a prática da amamentação cruzada, conhecida como ama de leite", enfatizou a gerente do Banco de Leite Humano de Betim, Camila Vilaça.

A equipe do Banco de Leite Humano de Betim realiza atendimento domiciliar. As mães interessadas em se tornarem doadoras podem entrar em contato pelo telefone: 3594-2454. Outra opção é comparecer pessoalmente na unidade, localizada no Centro Administrativo - Rua Pará de Minas, nº640, Brasiléia, Betim.

Doações: O Banco de Leite Humano precisa de mães doadoras, pois a demanda nas maternidades tem sido maior que o estoque. A equipe pede também a colaboração da população para doar frascos de vidro com tampa de plástico, recipiente adequado para armazenar o leite humano.