Apoio para implantar BLH no Haiti

Publicado em 07/07/2011 00h:00min.

Projeto de Cooperação trilateral - Brasil, França, Haiti, para Apoio Técnico para implantação/implementação de Banco de Leite Humano no Haiti.

Para elaborar projeto de infra-estrutura para instalação de um Banco de Leite Humano no Haiti, três consultores da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano Dra. Kátia Sydronio (IFF/Fiocruz), Dr. Paulo Ricardo da Silva Maia (IFF/Fiocruz) e Dr. Vander Guimarães Silva (IFF/Fiocruz), no período de 27 de junho a 01 de julho de 2011, estiveram no Haiti.

A equipe brasileira esteve na capital do país, Port au Prince e nas cidades Petite-Rivière-de-l’Artibonite e Mirebalais, onde realizaram reuniões técnicas com a presença de representantes da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), Gabriela X. de Abreu, da Embaixada do Brasil no Haiti, Rafael Beleboni, da ONG Zanmi Lasante, Viaude Loune, Joseph Jean Paul e Sauveur Marcel, do DSF (Departamento de Saúde da Família), Maurice F. Mainville e Wina Beauzile Fernand, da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), Ernest Barbot e do Ministério da Saúde Pública e das Populações do Haiti, Gabriel Thimoté (Diretor Nacional da Saúde) e Henry Ariel (Chefe de gabinete). Os consultores da RedeBLH visitaram o Hospital Charles Colimon, em Petite-Rivière-de-l’Artibonite, e o canteiro de obras do Hospital de Mirebalais.

Ao final, ficou acordado que o Banco de Leite Humano será implantado no Hospital de Mirebalais, que tem previsão de inauguração em setembro de 2011. Trata-se de um hospital com características de hospital universitário, de grande porte, com área total de 17.000 m2 e uma capacidade para 320 leitos. Entre seus setores, há um espaço destinado à maternidade e outros para cuidados intensivos neonatais, este com capacidade para 12 leitos.

A característica de instituição universitária poderá facilitar a multiplicação dos conhecimentos e permitir ser base para treinamento de futuros profissionais de outros Bancos de Leite Humano no país. Ainda durante a missão, foi elaborado um plano de trabalho que apresenta um novo cronograma para execução dos resultados previstos no convênio de cooperação e a proposta de planta física para o local indicado pelo Ministério da Saúde do Haiti em concordância com a AFD e com a ONG Zanmi Lasante.

Maquete do Hospital de Mirebalais