Agora é Oficial: 19 de maio é o 'Dia Nacional de Doação de Leite Humano'

Publicado em 06/01/2016 00h:00min.

Encerrando o ano de 2015, foi publicada no DOU de 29 de dezembro, a Lei Nº 13.227 , que institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio.

Desde 2012, as equipes de Bancos de Leite Humano do Brasil iniciaram mobilização para mudança da data de 1º de outubro para 19 de maio. Na ocasião, o Ministério da Saúde aceitou a proposta dos profissionais, solicitou a alteração e, finalmente, no dia 28 de dezembro de 2015, a lei foi assinada.  

Por que a mudança da data?

A proposta de ter o dia 19 de maio como Dia Nacional de Doação de Leite Humano, surgiu em 2010, no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano/ I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano/ I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizado em Brasília.

Todos os países que ainda não possuíam essa data de comemoração no seu calendário, perceberam a importância e empenharam-se para isso. Os profissionais de Bancos de Leite do Brasil e de outros países da Iberoamérica propuseram unificar a data em 19 de maio, celebrando a assinatura da Carta de Brasília 2005.

Ter uma data única contribui para a criação de um Dia Mundial de Doação de Leite Humano. E a proposta dos Bancos de Leite é de que esse Dia seja 19 de maio.

Os Bancos de Leite Humano brasileiros, que mobilizados, desde de 2012 já comemoravam o Dia Nacional de Doação de Leite Humano em 19 de maio, agora podem começar a planejar eventos para divulgar na sociedade a importância da doação de leite humano.

E continua a mobilização para que seja criado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Saiba mais sobre o Dia Nacional de Doação de Leite Humano...