Você sabia?
- Se tiver covid19 e estiver em condições clínicas adequadas, a amamentação não é contraindicada. Inclusive estudos referem que anticorpos presentes no leite, podem ser passados para o bebê, protegendo-o contra sintomas graves da doença.
- Doar leite não atrapalha a amamentação do seu filho. A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais você amamentar ou extrair, mais leite vai produzir.
- O leite humano descongelado, não pode ser congelado novamente.
- Não existe leite fraco, mesmo mulheres desnutridas conseguem amamentar e nutrir seus filhos.
- Mamadeira, chupeta e bicos artificiais podem levar ao desmame, devido a confusão de bicos, entre outros danos que podem causar à saúde do seu bebê.
- Estresse e nervosismo podem atrapalhar a produção de leite.
- O leite materno é um alimento vivo, ele possui anticorpos que são transmitidos da mãe para o bebê, rico em compostos nutricionais e não conseguem ser reproduzidos pela indústria, além de ser sustentável não gera resíduos e ser gratuito.
- O tipo de mamilo e/ou tamanho dos seios, não são determinantes para a mulher não conseguir amamentar, ou produzir pouco leite. Em caso de dificuldade, procure o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano mais próximo da sua residência.
- Alimentos como canjica, cerveja preta, água inglesa, doces, entre outros alimentos, não aumentam a produção de leite materno. O melhor estímulo para a produção, é o bebê mamando exclusivamente, em livre demanda, com a técnica adequada.
Os Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano são casas de apoio à amamentação. Em casos de dificuldade ou dúvidas procure o BLH mais próximo.