Tocantins /Palmas - Centro de Saúde da Comunidade José Luiz Otaviani reforça importância do aleitamento materno para bebês e mães

Os mitos e verdades sobre o aleitamento materno, alimentação exclusiva e introdução de novos alimentos, foram abordadas em uma peça teatral que tiveram como atores os servidores da unidade.

Gestantes, mamães e bebês atendidos pelo Centro de Saúde da Comunidade José Luiz Otaviani (Arno 33) participaram na manhã desta quinta, 29, da programação do Agosto Dourado organizada pelas equipes de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

A nutricionista Talanta Oliveira conduziu uma roda de conversa sobre os benefícios da amamentação tanto para mãe quanto para o bebê, usando a dinâmica de ‘descascar o repolho’, representado por folhas brancas e rosas amassadas, que as mães iam descascando, lendo em voz alta e discutindo sobre cada benefício. “O repolho branco simboliza os benefícios para o bebê e o repolho roxo representa os benefícios para a mãe. Porque muitas mães pensam ou desconhecem os benefícios que a amamentação traz para ela, acha que é apenas para o bebê. Por isso, é preciso esclarecer alguns mitos e verdades relacionados à amamentação”, ressaltou Talanta, que é residente pelo programa de Residência Multiprofissional de Família e Comunidade, ofertado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Os mitos e verdades sobre o aleitamento materno, alimentação exclusiva e introdução de novos alimentos, foram abordadas em uma peça teatral que tiveram como atores os servidores da unidade. As mães receberam ainda, orientações sobre saúde bucal: higienização, uso de chupetas e mamadeiras; e ainda sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. E ao final participaram um lanche saudável com muitas frutas.

“Ações como essa promovem esse contato maior com a comunidade e reforça que nós estamos aqui para ajudá-las nesse cuidado com o bebê, ainda no pré-natal e depois na puericultura”, destacou a coordenadora do CSC Luiz Otaviani, Márcia Nascimento.

Fonte: http://surgiu.com.br/2019/08/29/csc-luiz-otaviani-reforca-importancia-do-aleitamento-materno-para-bebes-e-maes/