The trend of services provided by human milk banks between 2010 and 2019 in Brazil
De acordo com o artigo Carrijo et. al (2022) rotineiramente, as nutrizes recorrem aos profissionais do Banco de Leite Humano para orientação sobre o manejo correto da amamentação (AM), para aprender ou corrigir a técnica, evitar complicações e possibilitar o estabelecimento e manutenção da lactação. Aconselhamento individual ou apoio em grupo, apoio imediato ao aleitamento após o parto e manejo da lactação foram intervenções que aumentaram o aleitamento materno exclusivo (AME) em 49% e o AM em 66%.5
As orientações prestadas no atendimento em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano requerem profissionais de saúde capacitados, com conhecimentos de saúde materno-infantil e habilidades específicas no manejo clínico da lactação. Além disso, essa ação permeia o aconselhamento, no qual o profissional deve ter escuta sensível, transmitindo confiança e apoio às mães que pretendem amamentar e/ou estão amamentando.
Os BLHs e HMCSs realizam atendimento individualizado e personalizado de acordo com a demanda apresentada, oferecendo todo o suporte que a mulher necessita nesse período. Há também o atendimento grupal envolvendo gestantes e/ou puérperas em rodas de conversa desde o pré-natal, o que permite que as mães troquem suas experiências, respeitem seus valores e conhecimentos prévios, esclareçam os mitos e/ou tabus que permeiam o ato de amamentar, e conscientizar as mães e familiares sobre todas as vantagens do AM para mãe, filho e sociedade.
Estudos anteriores com BLHs se concentraram em analisar a qualidade, características, segurança microbiológica e composição nutricional do leite materno coletado e distribuído por esse serviço. Esses estudos são relevantes e referem-se especialmente a um dos objetivos centrais da os BLHs, que é a coleta, processamento e análise da qualidade microbiológica do leite materno. No entanto, são poucos os estudos que quantificam e descrevem outras atividades relevantes dos BLHs, que são o incentivo ao AM e o auxílio no seu manejo.
Assim, os objetivos deste estudo foram descrever a tendência da participação em atividades individuais e apoio em grupo fornecido pelos BLHs e HMCSs entre 2010 e 2019 no Brasil; e verificar o total de BLHs e HMCSs que atualizaram dados para o Sistema de Produção da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano neste mesmo período.
Compartilhe a sua produção científica aqui no portal da rBLH.
Leia o artigo na íntegra.