Publicado em 17/08/2012 00h:00min.
Os técnicos da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Danielle A. da Silva (IFF/Fiocruz), Jonas Borges (IFF/Fiocruz) e Celina Lira (BLH IMIPE/PE) estiveram em Santo Domingos, República Dominicana, para dar continuidade ao projeto de cooperação técnica “Apoio para Implementação de Banco de Leite Humano na República Dominicana”. Esta missão, patrocinada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), teve o objetivo de implantar o Sistema de Informação para Bancos de leite Humano e concluir o projeto de cooperação entre os dois países. Mediante seu monitoramento e avaliação.
No início foi realizado o Curso de Gestão e Informação em Bancos de Leite Humano com a presença da equipe do BLH do Hospital Maternidad Nuestra Señora de Altagracia, profissionais do Hospital Central de Las Fuerzas Armadas de Santo Domingo e representantes da Comissão Nacional de Aleitamento Materno e da Área da Saúde da Criança e Adolescente. A abertura do curso contou com a presença do Dr. Juan Cid Troncoso, Diretor da Maternidad Nuestra Señora de la Altagracia, Sr. Inoncencio García, Diretor Geral da Cooperação Bilateral, Dra. Clavel Sánchez, coordenadora da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da República Dominicana e a Dra. Martha Josefina Nina, Coordenadora do Programa Nacional de Aleitamento Materno. Todos ressaltaram a importância dos Bancos de Leite na República Dominicana não apenas como um centro de coleta e distribuição de leite humano de qualidade certificada, mas também como uma ferramenta de apoio e promoção do aleitamento materno.
Durante o período, também aconteceram: visita ao BLH do Hospital Maternidad Nuestra Señora de Altagracia e reunião com representantes do Ministério de Saúde Pública e do Comitê de Aleitamento Materno do Ministério. A avaliação final do projeto destaca que o convênio foi uma experiência bem sucedida para os dois países.