Publicado em 29/05/2019 13h:02min.
O Hospital Carlos Fernando Malzoni realizou diversas atividades para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Atendendo ao disposto da Lei nº 13.227, de 28/12/2015, o dia 19 de maio foi estabelecido para ser comemorado anualmente em todo Brasil este ato de solidariedade e amor ao próximo.
No dia 18 /maio, foi oferecido um delicioso café da manhã às mães doadoras cadastradas no Posto de Coleta de Leite Humano do hospital. Na segunda-feira (20),a partir das 14h, a responsável pelo programa, Thais Baldan de Camargo ministrou a palestra "A Importância da Doação de Leite Humano" aos profissionais da área da saúde. O evento aconteceu no auditório do CEP (Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital).
Com o objetivo de promoção e proteção ao aleitamento materno e incentivo e sensibilização sobre a doação de leite humano, o Hospital de Matão implantou, no ano de 2013, o Posto de Coleta para iniciar este importante trabalho com as mães em seu período de amamentação. O leite doado é oferecido aos bebês , de baixo peso, internados na UTI Neonatal do Hospital. Segundo Thais, os resultados são extremamente satisfatórios. "A doação de leite é muito importante e pode salvar a vida de um bebê. Sabemos que quanto mais leite é retirado da mama, mais leite será produzido, então, este leite, que muitas vezes está sobrando, pode alimentar um bebê que está precisando", explica. A superintendente do hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli diz que esta iniciativa tem como principal objetivo incentivar novas doadoras. "Realizamos eventos todos os anos para incentivar as mães a fazerem suas doações e com isso aumentar o nosso estoque no posto de coleta. O leite humano é um alimento sagrado e salva vidas. Aproveito para agradecer imensamente todas as mães que fazem suas doações e convidamos aquelas que desejam fazer para que procurem o nosso posto de coleta. Ficaremos imensamente agradecidos ", enfatiza.
Vale ressaltar que todas as mulheres saudáveis que estejam amamentando podem fazer suas doações. Para isso, basta ir até o Posto de Coleta, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 626 no centro. Outra forma de doação é por meio da coleta externa, ou seja, os profissionais do posto vão até a casa da doadora para buscar o leite. A coleta externa acontece sempre às quartas-feiras, no período da tarde. Importante frisar que as doadoras recebem todas as orientações necessárias e acompanhamento de profissionais especializados. Atualmente o posto conta com 7 doadoras semanais.
Depois de ser coletado, o leite é armazenado em um frasco de vidro e congelado no freezer ou congelador.O leite doado é oferecido aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. Muitos casos, são de bebês de baixo peso e que não estão amamentando diretamente do seio de suas mães e o leite doado supre essa necessidade do recém nascido.
O horário de funcionamento do Posto de Coleta é de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h. Sexta-feira das 7h às 16h.O Posto fica na rua Sete de Setembro, 626, centro (ao lado da portaria central do hospital). Contato: 3383.2500 Ramal 2133
Enviado por Departamento de Marketing do Hospital de Matão.