Publicado em 03/08/2018 14h:51min.
Amamentação: a base da vida. Esse é o tema da 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM-2018). Ao escolher o tema, a ideia da organização não governamental que coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno em nível global, a Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês) é chamar a atenção para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com uma base sólida. Como base sólida entende-se oferecer à criança no início de sua vida a melhor alimentação possível, que é o leite materno, proporcionando melhor saúde física e mental ao longo da vida, e, assim, contribuir para uma estrutura inicial (base) fortalecida.
Segundo a WABA, o tema é muito pertinente e ressalta: “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”.
É nesse contexto que o documento foi idealizado. Assim, tendo como objetivo fundamentar a afirmação de que a amamentação é a base da vida, o documento está organizado em duas seções que abordam as evidências dos efeitos positivos da amamentação na saúde física e mental. Uma terceira seção discute a amamentação como redutora da pobreza e promotora da equidade, haja vista a ênfase que a WABA dá ao papel fundamental do aleitamento materno na nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza ao tratar do tema da SMAM-2018.
Veja o documento na íntegra (PDF).
Extraído de: Sociedade Brasileira de Pediatria