Publicado em 26/08/2021 16h:00min.
Durante o Agosto Dourado, o trabalho desenvolvido pelo Hucam em prol do aleitamento materno foi retratado e exposto no hospital
A exposição Lactar vem celebrando com arte o mês dedicado ao aleitamento materno no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam). O Banco de Leite Humano do hospital é o pano de fundo escolhido para os últimos 10 dias da exposição, mostrando o papel dos Bancos de Leite Humano na defesa do aleitamento materno.
Com início no dia 2 de agosto e se estendendo por todo o mês de agosto, a exposição tem ocorrido no hall principal do Hucam, levando o tema a um público diverso. Imagens da maternidade, do centro obstétrico, das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e de Cuidados Intermediários Convencionais e do BLH do Hucam; retratam a beleza e a riqueza do aleitamento materno.
O trabalho foi desenvolvido pelo fotógrafo e enfermeiro do Hucam, Ronivaldo Menegussi de Matos, que partiu da ideia inicial de retratar o tema na maternidade para os demais setores com papel na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; e mostram sua complexidade. A exposição sobre o BLH reúne imagens sobre as diversas atividades realizadas em prol da doação de leite humano e do aleitamento materno, como coleta externa e processamento do leite humano doado e apoio multiprofissional à mãe lactante e seu recém-nascido.
“Me surpreendeu muito saber que essa construção é muito rica... O que eu queria tentar transmitir com tudo que eu vi, é que existem muitas formas de aleitamento, muitas formas de ofertar o leite materno para o recém-nascido”, conta. Para ele, o BLH do Hucam tem uma atuação estratégica nesse contexto. “Um trabalho fantástico, que distribui leite para todo o hospital e consegue então atender e suprir a demanda daqueles recém-nascidos. É fantástico o caminho do leite dentro do nosso hospital”.
O retorno do público, de acordo com o fotógrafo, tem sido fantástico, tanto em relação à beleza das fotos, como também sobre a representatividade dos profissionais que atuam em prol do aleitamento materno. Segundo ele, as pessoas “meio que se transportam, por um instante, para dentro daquelas imagens e refletem. Tem sido elevada a reflexão sobre o trabalho que o hospital está construindo em torno do aleitamento materno”.
A coordenadora do BLH do Hucam, Mônica Barros de Pontes, acrescenta que a exposição gera um reconhecimento de trabalho e tem influenciado positivamente na motivação e valorização profissional. “Está sendo uma experiência exitosa para a mobilização do Agosto Dourado e oportunizou a visibilidade das atividades realizadas pelo equipe no BLH, retratando os três macro processos de trabalho: Assistência e apoio; captação, processamento e distribuição do leite humano; e Ensino”, relata.
A importância do leite materno nas diversas condições de saúde do recém-nascido é a mensagem que o fotógrafo espera transmitir à sociedade, com destaque às equipes profissionais “que se empenham em praticar uma conduta pró-vida, pró-aleitamento”, finaliza o fotógrafo e enfermeiro.
Equipe multiprofissional do BLH do Hucam em uma das imagens da exposição