SMAM 2020 - Guatemala realiza seminário virtual

A webinar “Rede de Bancos de Leite Humano - Situação durante a pandemia de Covid-19” reuniu ontem (20/8) representantes de Bancos de Leite Humano (BLH) da Guatemala para conhecer a situação dos BLH durante a pandemia e apresentar as estratégias de coleta de LH desenvolvidas pelos no país durante a pandemia.

O coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprigio, contextualizou a lactância materna em tempos de pandemia, com reflexões sobre o aleitamento materno e seu impacto na saúde da criança e do planeta; e a compreensão da saúde como um bem social compartilhado. Segundo Aprigio, não é possível pensar em um planeta saudável sem pensar a lactância materna como um exercício da cidadania, em países saudáveis e cidadãos saudáveis.

O evento foi organizado pelo Ministério de Saúde Pública e Assistência Social e pela Unidade de Nutrição Pediátrica Hospitalar da Guatemala, com o apoio do Instituto de Nutrição da América Central e Panamá (INCAP). Silvia Romero Maldonado, pediatra e coordenadora do BLH do Instituto Nacional de Perintologia; Ana Lucrecia Romero Escribá, coordenadora do BLH do Hospital General San Juan de Dios; e Ana Karen Celis-Hecht Mendonza, do BLH do Hospital Roosevelt apresentaram suas ações para compartilhar conhecimento e experiência, captar mais leite humano e assegurar a segurança alimentar e nutricional aos recém-nascido do país.