Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia em II Campanha Nacional de Amamentação

Publicado em 02/08/2012 00h:00min.

Lançamento da II Campanha Nacional de Amamentação do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia

“Saúde o Seio da Questão! - Bebê Sarado Mama no Peito!”

No dia 24 de julho, na Vila Olímpica da Mangueira, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, UNICEF, Ministério da Saúde, SMSDC/RJ e SES/RJ estiveram reunidos para o lançamento da II Campanha Nacional "Saúde, O Seio da Questão!".

A fonoaudióloga Flávia Bessa, coordenadora geral desta campanha nacional, coordenou também o evento que mobilizou vários segmentos da sociedade. A madrinha dessa campanha deste ano é a atriz Daniele Suzuki, que relatou a sua experiência com a amamentação de seu filho Kauai, agora com 1 ano e 1 mês. Ressaltou a importância dos fonoaudiólogos, profissionais que só conhecia da sua experiência como atriz, para os cuidados e orientações com a voz. Relatou o quanto foi importante o apoio de uma fonoaudióloga e que, no começo da amamentação, ela teve dificuldades porque o Kauai não conseguia “pegar” bem no peito e a ajuda foi fundamental. “Ter um bebê amamentado é uma relação muito forte! Vale a pena!”, concluiu.

A representante do Ministério da Saúde, Neide Cruz, participou da mesa de abertura representando o coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Dr. Paulo Vicente Bonilha. Parabenizou o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, e a coordenadora da campanha, a fonoaudióloga Flávia Bessa, Conselheira do CREFONO1 no Rio de Janeiro, pelo olhar ampliado na questão da saúde da criança, não só centrada no biológico, mas também nos aspectos psicossociais, tendo a amamentação como uma ação estratégica neste cenário de qualidade de vida. Valorizou o trabalho em rede, envolvendo Saúde, Educação, Assistência Social e Sociedade Civil. O UNICEF ressaltou a importância das políticas que investem na Primeira Infância como um investimento no futuro de um país: mais solidário e até mesmo mais produtivo.

A Representante do Grupo Técnico de Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Gisele Barbosa, parabenizou as organizadoras da campanha e ressaltou a propriedade do aleitamento materno de unir instituições e sociedade civil e o papel das madrinhas como formadoras de opinião. A Gerente da área Técnica de Saúde da Criança no município do Rio de Janeiro, Martha Vilela, relatou que a capital tem uma série de articulações que impactam as taxas de aleitamento materno e que na Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno de 2013 certamente teremos uma grata surpresa.

A Coordenadora Geral da II Campanha Nacional de Fonoaudiologia destacou o trabalho integrado das ações e falou da trajetória da campanha que tem o seguinte slogan: “Bebê Sarado, Mama no Peito”.

A campanha nasceu no Rio de Janeiro em 2004, ganhou o estado, os vários municípios e se espalhou pelo Brasil. Desde 2011 se tornou uma campanha nacional tendo à frente o Sistema de Conselhos Federal e Regionais. Valorizou a participação de vários parceiros e apoiadores que possibilitaram a construção coletiva do evento: Ministério da Saúde, Projeto Social da Mangueira, UNICEF, Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde.

O evento contou com a apresentação das meninas da ginástica rítmica da Vila Olímpica da Mangueira e do Coral da Liga dos Cantantes constituído de crianças do Complexo do Alemão, da Clínica da Família Zilda Arns, coordenado por Cléo Lima (Coordenação de Educação em Saúde - Superintendência de Promoção da Saúde / SMSDC/RJ) e pelo ator e cantor César Mello.

Daniele Suzuki, madrinha da campanha, circulava entre as crianças distribuindo simpatia e carinho. A Campanha é uma iniciativa integrada às ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada de 1 a 7 de agosto, com atividades em todo o Brasil e a proposta do grupo é que anteceda a SMAM, “aquecendo-nos” para as atividades.
 
  

 
 

Maiores informações no site do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro: http://www.crefono1.gov.br