Semana de Sensibilização da prematuridade realizado pelo Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira e Neonatologia do IFF/Fiocruz 

Publicado em 12/12/2022 15h:10min.

O Banco de Leite Humano (BLH) e a Área de Atenção Clínica ao Recém-nascido do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizaram, no final do mês de novembro, a Semana de Sensibilização da Prematuridade. A iniciativa, em alusão ao novembro roxo, contemplou seminários com profissionais de saúde; reuniões com mães de recém-nascidos pré-termos (que apresentam idade gestacional inferior a 37 semanas) hospitalizados em Unidade Neonatal e mães doadoras de leite humano. 


Participaram da abertura do evento, que aconteceu no Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO) – Anfiteatro A do IFF/Fiocruz, o diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Flávio Meirelles; a gestora do Banco de Leite Humano, Danielle Aparecida Silva; as gestoras da Área de Atenção Clínica ao Recém-nascido do Instituto, Suyen Heiser Villela e Karla Pontes; a consultora do Método Canguru, Marcelle Araújo, além dos profissionais que atuam no IFF/Fiocruz. O momento também foi oportuno para abordagens de temas importantes para a promoção da saúde do neonato prematuro, bem como: método canguru, aleitamento materno, posicionamento adequado e a continuidade do cuidado nas consultas de seguimento.

No segundo dia de evento foi destinado aos pais dos pequenos pacientes hospitalizados na Unidade Neonatal, eles participaram de rodas de conversa com a enfermeira e coordenadora da Assistência do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz, Maíra Domingues, sobre a importância do aleitamento materno para os bebês pré-termos. Na ocasião, a convidada Renata Jaber mediou algumas atividades sobre a técnica de exercícios de coerência cardíaca e corregulação, para que as mães pratiquem no dia a dia. As atividades foram finalizadas com a prática de musicoterapia, também promovida por Maira Domingues, que enfatizou a importância da música no contexto clínico do tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. Ao final, as mães receberam slings doados por mães doadoras de leite humano para realizarem o método canguru com seus bebês. 

O último dia do evento atentou para a importância do leite doado para os bebês pré-termos  internados na UTI Neonatal. Para complementar o tema, a residente de enfermagem Nathalia Machado foi convidada para ensinar às mães doadoras e seus bebês a técnica indiana shantala, que consiste na realização de massagens nos pequenos.  A iniciativa deixou algumas mães emocionadas e com desejo de mais momentos como esse. 

Fonte: Instituto Nacional Fernandes Figueira