Publicado em 03/06/2011 00h:00min.
O Distrito Federal inaugurou no dia 31 de maio de 2011 o Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Paranoá (HRPa), completando 16 unidades.
No Hospital Regional do Paranoá, onde todos os meses nascem cerca de 280 crianças, havia um Posto de Coleta de Leite Humano que, segundo Cristiane Medeiros, enfermeira coordenadora do novo BLH, realizava “uma média de 650 atendimentos de mães e bebês mensais”. Esses fatos foram fortes motivos para incentivar a transformação do Posto de Coleta em Banco de Leite Humano.
O Distrito Federal é modelo para iniciativas semelhantes no Brasil e no mundo: “Temos uma característica que não existe em nenhum outro lugar, que é a cobertura de 100% dos hospitais maternidade da Secretaria de Saúde”, ressalta a pediatra Miriam Santos, coordenadora dos Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde. Os Bancos de Leite do Distrito Federal contam com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar que realizam trabalho de apoio às mulheres doadoras, na coleta do leite e na própria amamentação.
A inauguração do Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Paranoá faz parte dos esforços da Secretaria de Saúde em renovar e ampliar o serviço. Recentemente foram adquiridos 70 freezers para os Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano da rede pública e do Hospital da Universidade de Brasília e 25 centrífugas para estes Bancos de Leite. Além dos equipamentos, as unidades receberam material de consumo e de divulgação. Até o final do ano, devem ser inauguradas as reformas e ampliações dos Bancos de Leite de Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Brazlândia e Planaltina.