São Paulo - BLH realiza Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno em Presidente Prudente

Publicado em 19/10/2020 14h:31min.

Este mês, o Banco de Leite Humano (BLH) de Presidente Prudente realiza a Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno. A programação tem início nesta terça-feira (20) e oferece palestras e rodas de conversa com consultoras, fonoaudiólogas, enfermeiras, nutricionistas, entre outras profissionais.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Trevisan Monteiro, a intenção é incentivar o aleitamento, bem como a doação de leite materno. Segundo ela, o número de doadoras tem oscilado bastante por conta da pandemia. “Em setembro tivemos 48 doadoras, em agosto 50, e, em junho, estávamos com 63 doadoras”, diz.

Ainda segundo a coordenadora, em média, são doados entre 60 a 70 litros de leite por mês. Contudo, a quantidade ideal seria mais de 100 litros.

Programação

  • Dia 20, às 14h30: live para gestantes da rede pública com a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Trevizan Monteiro, e a fonoaudióloga Claudia Helena Direne.
  • Dia 22, às 15h: palestra com a consultora de amamentação Alline Matricardi, e a enfermeira docente naturopata Franciele Cristina Schwartz.
  • Dia 23, às 15h: roda de conversa para doadoras do Banco de Leite e puérperas de prematuros. Terá participação da consultora de amamentação Alline Matricardi, da nutricionista Juliana Santiago, e da pediatra Maria Helena Coimbra. Esta ação será restrita ao público.
  • Dia 29, às 15h: palestra para auxiliares de enfermagem da atenção básica municipal com o tema “Incentivo ao Aleitamento Materno na Atenção Básica”. A atividade contará com a palestrante Stela Faccioli Ederli, docente doutoranda em enfermagem e especializada em pediatria. Como será uma atividade direcionada, a Secretaria de Saúde enviará convite aos participantes.
  • Dia 12 de novembro, às 15h: na data que marca o Dia Mundial da Prematuridade será realizado um grupo para doadoras e mães de prematuros hospitalizados sobre o tema “Aleitamento materno e importância para Prematuros”. Participação da professora e enfermeira do Hospital Estadual, Kelly Cristina Ramos Pinto, e da fonoaudióloga do Hospital Regional, Mariana Passos Rodrigues.

 

Fonte: G1 Presidente Prudente