São Paulo - BLH de Caraguatatuba realiza diversas atividades no mês de novembro

O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba retomou, o grupo educativo para pais. Os encontros foram suspensos no ano passado em função da pandemia da Covid-19. Durante os encontros, que duram cerca de uma hora, os pais aprendem técnicas de ‘shantala’ para serem usadas em seus bebês. Os pequenos também têm a oportunidade de relaxar em uma banheira no estilo ‘ofurô’.

A ‘shantala’ é uma massagem indiana que possui diversos benefícios para o recém-nascido como, por exemplo, fortalecimento do sistema imunitário, ativação da circulação sanguínea, dentre outros. O ‘ofurô’, além de favorecer um momento de intimidade entre os pais e o bebê, contribui para uma adaptação mais rápida do bebê ao novo mundo; alivia cólicas; proporciona um sono mais tranquilo e transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial. 

O grupo educativo para pais é aberto e qualquer criança a partir do primeiro mês de vida pode participar dos momentos da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Ele é realizado toda sexta-feira, às 16h, na unidade.

   

A convite do CEI/EMEI Maria Carlita Saraiva Guedes, o BLH de Caraguatatuba realizou uma palestra aos pais dos alunos atendidos pela unidade escolar.  A palestra foi realizada na própria unidade escolar, no ‘Dia da Família na Escola’. O tema central foi focado no vínculo afetivo e na importância do aleitamento materno. A enfermeira e coordenadora do BLH/Ceami Ana Claudia Tripac foi a responsável por ministrar a palestra para 13 pessoas. Ana acredita que o trabalho é fundamental não só para os pais, mas como motivo de estímulo para outras CEI/EMEIs apoiarem a divulgação do BLH/Ceami e aproximação entre os funcionários da rede municipal de Educação e de Saúde.

Mais uma ação do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba. O BLH realizou uma capacitação para profissionais da Casa de Saúde Stella Maris (CSSM). A capacitação é voltada para cerca de 50 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros do setor maternidade e UTI Neonatal da CSSM. Os profissionais irão receber orientações quanto ao manejo clínico do aleitamento materno com objetivo de apoiar as mães durante o período de internação. Toda a capacitação será conduzida pela enfermeira pediátrica e obstétrica Ana Cláudia Tripac. Segundo a enfermeira, a capacitação é fundamentada em sensibilização e atualização dos benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe/bebê.

Fonte: Prefeitura Municipal Caraguá - Grupo EducativoPrefeitura Municipal Caraguá - Palestra para paisPrefeitura Municipal Caraguá - Capacitação de profissionais