Publicado em 02/08/2019 15h:12min.
A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (31) o Seminário de Promoção ao Aleitamento Materno, que reuniu profissionais da rede de atenção básica, secundária e maternidades. O evento, realizado pela Secretaria da Saúde, aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, e reuniu cerca de 100 profissionais de saúde.
Coordenadora administrativa do Hospital Municipal de São José dos Campos, Jessica Domingues foi uma das palestrantes do evento. Ela destacou a importância da conscientização de gestantes e toda a população sobre o acesso a informação dos direitos da mulher no período de aleitamento.
“A gestante tem que ter esse cuidado de saber seus direitos. É um momento especial e de muitas mudanças, quanto mais disseminar informações sobre os direitos dela nesse período, mais ela tem a ganhar.”
Manuela da Silva, bióloga e coordenadora do Banco de Leite de Taubaté, também palestrou, reforçando a importância da capacitação. “O evento é importantíssimo porque abrange essa questão da amamentação que é fundamental na saúde básica.”
O tema escolhido este ano pela Aliança Internacional é “Capacite os Pais e Permita a Amamentação, Agora e no Futuro”, com o propósito de frisar a importância da adesão de todos os familiares próximos, e não apenas a mãe, para garantir o aleitamento materno até os dois anos de idade da criança e exclusivo até os 6 meses.
Casulo
Em São José dos Campos, a Semana Mundial é comemorada há 25 anos, a partir da implantação do Projeto Casulo. Durante o evento, profissionais do Casulo receberam uma homenagem da Secretaria de Saúde pelos 25 anos de excelência na promoção do aleitamento materno e assistência ao pré-natal de risco.
O evento tem parceria com o Hospital Municipal e o Banco de Leite Humano de Taubaté.
Foto: Lucas Cabral/PMSJC