Publicado em 22/08/2019 13h:46min.
A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu as portas na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, do Serviço de Apoio à Amamentação (Saam), espaço constituído no prédio anexo à Reitoria I (antiga Central de Carreiras) para acolher e apoiar servidoras e estudantes que precisam esvaziar as mamas durante a jornada de trabalho e/ou de estudo, como também auxiliar na retirada e estocagem de leite humano e sanar dúvidas sobre a maternidade, amamentação, desmame e introdução alimentar.
A iniciativa surgiu após uma constatação da secretária de Ações Afirmativas e Diversidades, Francis Solange Vieira Tourinho, de que as mães estavam extraindo e descartando o leite no banheiro para conseguir manter as atividades acadêmicas e/ou laborais. O espaço oportunizará a manutenção do aleitamento materno, preservando a relação mãe-bebê, como ainda a doação a um banco de leite humano.
A solenidade acontece no ‘Agosto Dourado’, mês dedicado a informar e a debater quanto à importância do Aleitamento Materno. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano, celebrada mundialmente entre os dias 1 a 7 de agosto, é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA).
Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.
Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC
*Fotos: Pipo Quint /Agecom / UFSC