No dia 19 de maio comemora-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. E, para sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância deste ato que pode salvar vidas foi programado, pelos profissionais do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Catarina Kuss, um movimento itinerante nos dias: 7/maio - ESF Espigão do Bugre, 8/maio - ESF Vila Nova, 13/maio - ESF Faxinal e 20/maio - ESF Central.
Nestes dias foram realizadas palestras reforçando a importância do leite doado para os recém-nascidos e a importância do cuidado com a ordenha. Contaram com a participação de gestantes, puérperas, agentes comunitárias, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Foram entregues sapatinhos de lã, muitos deles feitos por mães com bebês internados na UTI neonatal, por funcionários da maternidade e pessoas da comunidade.
Além destas atividades, o tema foi divulgado no Programa Rádio Maternidade no dia 8 de maio.
No dia 23 de maio, a equipe do BLH D. Catarina Kuss esteve no Hospital e Maternidade Santa Cruz de Canoinhas em uma roda de conversa com as gestantes e puérperas, também sensibilizando sobre a doação de leite humano.
Dia 24 de maio, estiveram na ESF Central em Itaiópolis, pela manhã, com capacitação para os profissionais que trabalham na Estratégia Saúde da Família e, a tarde, com as puérperas e gestantes.
Tendo em vista a importância do leite materno na recuperação do recém-nascido, e a necessidade de sensibilizar as gestantes antes do parto, o BLH D. Catarina Kuss busca criar um vínculo através destas ações junto à comunidade.
Veja as fotos a seguir.
Enviado por BLH Alimente uma Vida - Maternidade D. Catarina Kuss