RN – BLH de Mossoró começa o ano com parceria e incorporação de tecnologias

O desenvolvimento de dois aplicativos para smartphone e o Projeto Bombeiro Amigo do Peito vão contribuir à doação de leite materno e frascos de vidro

O uso de inovações já se consolidou como estratégia ao funcionamento dos serviços dos Bancos de Leite Humano, principalmente durante a pandemia de Covid-19. O BLH de Mossoró e o Posto de Coleta do Hospital Maternidade Almeida Castro iniciam o ano de 2021 unindo-as à parceria com o Projeto Bombeiro Amigo do Peito. Hoje, 15 de fevereiro, começam a ser utilizados dois aplicativos móveis que vão auxiliar no cadastro das doadoras e na logística da coleta do leite materno nas residências.

“O primeiro é para o cadastro das doadoras de leite humano e de fracos de vidro com tampas de plástico para armazenar o leite coletado. Com o aplicativo, as mães só precisam acessar, fazer o cadastro e agendar as doações. Vai facilitar e agilizar muito a comunicação com elas”, explica Edilene Torquato, coordenadora do Programa de Aleitamento e do Posto de Coleta do Hospital Maternidade Almeida Castro.

Além disso, as mães também vão encontrar orientações sobre como deve ser realizada a extração do leite materno em casa, como armazená-lo e os cuidados que se deve ter com a higiene e os fracos de vidro. Aos profissionais do BLH e do Posto de Coleta, a tecnologia contribuirá na organização, seleção e triagem das doadoras, tanto na doação presencial quanto na coleta externa.

Essa incorporação ganha mais força na parceria entre o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, o Hospital Maternidade Almeida Castro e o BLH de Mossoró. Desde janeiro desse ano, os bombeiros realizam a coleta externa na residência das doadoras duas vezes por semana, sempre acompanhados de um profissional do BLH. Segundo Edilene, a parceria tem ajudado muito, principalmente para chegar às mães doadoras que não conseguiam armazenar por muito tempo o leite materno extraído em casa.

Para auxiliar na logística das rotas de coleta, o segundo aplicativo é destinado ao trabalho externo realizado pelo Projeto Bombeiro Amigo do Peito. A partir dos endereços cadastrados, a tecnologia possui um GPS e exibirá os caminhos a serem seguidos.

Os aplicativos foram desenvolvidos pela Dunnas Tecnologia e serão integrados, tornando possível chegar a mais mães, o que otimizará o trabalho em uma cidade que está em expansão. “Quando a doadora insere as informações sobre sua doação, nós já poderemos passar aos bombeiros a localização”, conta a coordenadora, que também é Membro da Comissão Estadual de Banco de Leite Humano do Rio Grande do Norte.

Corrente de solidariedade

Há 11 anos, Cláudio Trindade teve seu primeiro filho e conheceu os serviços do Banco de Leite Humano do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, em Natal. À época, a mãe da criança doou seu excedente de leite para ajudar a outros bebês que precisavam.

Em 2020, ele assistiu a uma reportagem na TV em que Edilene Torquato relatava a necessidade de doações de leite humano no BLH de Mossoró. “Vendo o que estava acontecendo, fui lembrando de tudo que passamos e resolvi ajudar”, diz Cláudio, que é engenheiro de software.

Ao entrar em contato com Edilene e conhecer as dificuldades de captação de doadoras e na coleta externa em Mossoró, se solidarizou e ofereceu o desenvolvimento de aplicativos que auxiliariam nesses processos. Cláudio é CEO da Dunnas Tecnologia e, junto com sua equipe, trabalhou para fazer a diferença no aleitamento materno na cidade.

Os dois aplicativos para o cadastro das doadoras e a coleta externa do Projeto Bombeiro Amigo do Peito nasceram da solidariedade de um pai que reconhece a importância dos Bancos de Leite Humano. “Para mim, está sendo gratificante. Essa é a nossa missão, ajudar as pessoas com o conhecimento que adquirimos. A nossa missão é ajudar as pessoas através da tecnologia”, relata o engenheiro.

Para fechar o início de ano positivo, o BLH de Mossoró também vai ganhar uma microcentrífuga, resultado de uma campanha de doação promovida pelo jornalista César Alves, parceiro do BLH, e a sociedade de Mossoró.

Conheça um pouco mais sobre o aplicativo destinado às doadoras!
Clique nas imagens para baixar

Acesso e menu de navegação para as mães doadoras
Orientações para a doação de leite materno
Instuções para a doação de potes de vidro
Rota de coleta dos bombeiros gerada pelo aplicativo
Camisetas feitas pelo BLH para homenagear os bombeiros e que se transformou-se em "farda da rota"