Publicado em 01/06/2017 08h:49min.
Os Centros de Referência Nacionais em Bancos de Leite Humano se reuniram por webconferência na última sexta-feira (26/05), para a apresentação da Norma Técnica "Procedimentos Técnicos para Ordenha, Manipulação e Administração do Leite Humano Cru Exclusivo da Mãe para o próprio filho em Ambiente Neonatal" e também para pontuar a presença da Rede Global de Bancos de Leite Humano junto à Estratégia QualiNeo do Ministério da Saúde.
A neonatologista e coordenadora do Centro de Referência Estadual de São Paulo, Andréa Spinola Penha Fernandes, iniciou a reunião destacando os principais pontos da Estratégia QualiNeo e apresentou aos participantes a Norma Técnica.
O coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida, contextualizou as palavras de Andrea: “Fomos positivamente provocados pelo Ministério da Saúde para que atuássemos na perspectiva de reunir em um documento os procedimentos técnicos que trabalhassem com o sistema de qualidade preventivo e dinâmico, com o objetivo de minimizar o risco”.
Tal documento tem como autores o grupo de trabalho do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e as neonatologistas Nicole Oliveira Mota Gianini (coordenadora da assistência Neonatal da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro), Andreia Fernandes (coordenadora do CRE de São Paulo, Miriam Oliveira dos Santos (coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal), e Virgínia Beatriz Resende Silva (coordenadora do BLH de Rondonópolis, Mato Grosso). Vale destacar que as três neonatologistas participam da Estratégia QualiNeo.
A Estratégia QualiNeo reúne as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, como é o caso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), da qualificação e habilitação de leitos neonatais, da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru) e dos Bancos de Leite Humano, Reanimação Neonatal e Transporte Neonatal.
Com o QualiNeo, o Ministério da Saúde pretende focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto.