Representantes da Guatemala e Paraguai visitam Rede Rio de BLH - 2009

Publicado em 01/06/2009 12h:08min.

As equipes de profissionais da Guatemala e Paraguai e a representante da OPAS foram recebidas pelo Diretor do Instituto Fernandes Figueira (IFF), Dr. Carlos Maurício Maciel

A Rede Rio de Bancos de Leite Humano durante a semana, de 1 a 5 de junho de 2009, recebeu profissionais da Guatemala e do Paraguai. Representa um momento de troca, onde os profissionais dos três países (Brasil, Guatemala e Paraguai) poderão conhecer experiências de diferentes Bancos de Leite Humano.

Da Guatemala vieram Dr. Ruben Eduardo del Águilla (representante do Ministério da Saúde), Dr. Miguel Angel Soto Galindo, Dr. Maira Hayde Ruano Estrada e Dra. Nirma Renata Moreira Ramirez (Banco de Leite Humano da Guatemala, na Antigua Guatemala), como parte do Projeto de Cooperação Técnica entre Países, patrocinado pela OPAS. Representando a OPAS, Dra. Janine Coutinho (OPAS no Brasil). Pela Cooperação Bilateral Brasil-Paraguai (Agencia Brasileira de Cooperação/Ministério das Relações Exteriores): Dra. Sílvia Silva Viñoli e Dra. Maria Emília Berganza.

A abertura da semana foi realizada no Anfiteatro do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz e contou também com a presença do Coordenador da RedeBLH, Dr. João Aprígio Guerra de Almeida, do Diretor Geral do Hospital São João Batista - Município de Volta Redonda, Dr. Sebastião Faria de Souza e representantes dos Bancos de Leite Humano do Estado do Rio de Janeiro.

Na programação o grupo irá visitar o Campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os seguintes Bancos de Leite Humano: Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Duque de Caxias); Hospital Municipal Herculano Pinheiro (Rio de Janeiro); Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Hospital Maternidade de Nova Friburgo (Nova Friburgo); Hospital Universitário Antônio Pedro (Niteroi); Instituto Fernandes Figueira (Rio de Janeiro).