RedeBLH:cumprindo metas:cursos Nordeste e Amazônia Legal

Publicado em 05/07/2010 00h:00min.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano tem Compromisso para a Redução das Desigualdades Regionais em nosso país, especialmente com o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.
 

O Compromisso visa construir uma estratégia com Governadores do Nordeste e Amazônia Legal para acelerar o enfrentamento dos seguintes desafios: redução do analfabetismo, erradicação do sub-registro civil, fortalecimento da agricultura familiar e redução da mortalidade infantil. Dentro da meta de redução da mortalidade infantil em no mínimo 5% a.a., com foco na mortalidade neonatal (0 a 27 dias). Nosso principal desafio é pactuar ações e recursos prioritários na atenção ao parto e à criança nos 207 municípios responsáveis por 50% dos óbitos infantis.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano pactua com o Ministério da Saúde para alcançar a meta da redução da mortalidade infantil com apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno por meio da implantação/implementação de novos Bancos de Leite Humano nos estados que compõem a Região Nordeste e Amazônia Legal. Esse objetivo está no Planejamento Estratégico para 2010, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e a realização de cursos de processamento e controle de qualidade nesta Região está em suas metas. Nesse sentido, aconteceu o curso em Manaus/AM, no período de 17 a 21 de maio, ministrados pelas consultoras da Rede Tania Maria Batista (BLH-AM), Maria Marly Lopes (BLH-CE) e Maria Virginia Brandão (BLH-RJ). Saiba mais...

No período de 31 de maio a 04 de junho de 2010 foi realizado o Curso "Processamento e Controle de Qualidade em Bancos de Leite Humano e Formação de Tutores" na Santa Casa em Belém-PA. O Curso foi conduzido pelos Consultores Maria Marly Lopes Vieira Peixoto – CE, Tânia Maria de Carvalho Batista – AM e Cynara Melo Souza Gonçalves - PA e sob coordenação da representante da REDEBLH Danielle Aparecida da Silva.

 

Participaram da capacitação os profissionais dos municípios de Marabá, Tucurui, Bragança, Marituba, Ananideua, onde serão implantados os Bancos de Leite Humano. Também estiveram presentes representantes da Coordenação Estadual de Saúde e uma pediatra da Santa Casa. O Banco de Leite Humano da Santa Casa indicou oito profissionais para fazer a capacitação de Tutores da REDEBLH perfazendo um total de 28 pessoas.

 No período de 28 de junho a 2 de julho de 2010 foi realizado o Curso "Processamento e Controle de Qualidade em Bancos de Leite Humano e Formação de Tutores" na Maternidade Dona Evangelina Rosa em parceria com a Vigilância Sanitária de Teresina, Piauí.

Na abertura do curso houve solenidade que contou com a presença de:

- Vanessa Maria Moura Paz Lima, Coordenadora do Centro de Referência Estadual (Maternidade Dona Evangelina Rosa);
- Lucimar Alves Pereira Lima, Gerente de Serviços em Saúde da ANVISA Estadual (representando a Diretora da Vigilância Sanitária Estadual);
- Isabel Marlúcia Lopes Moreira de Almeida, Coordenadora da Neonatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa (representando a Direção);
- Maria Edna Batista Teixeira, Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da SES Piaui;
- Soraya Pessoa, apoioadora do Ministério da Saúde junto a nossa Maternidade no Plano de Qualificação para Consecução de Metas de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal e Parto Humanizado.

O Curso foi conduzido pelos Consultores Sonia Galiza (BLH Anita Cabral/PB), Celina Lira (BLH do IMIP/PE), Maria Elisabeth Araujo (BLH da MDER/PI) e sob coordenação da representante da REDEBLH Danielle Aparecida da Silva (BLH IFF/RJ). Participaram da capacitação os profissionais dos municípios de Teresina e Parnaíba. Também estiveram presentes representantes da Coordenação Estadual de Saúde da Área de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente, e da Vigilância Sanitária Estadual perfazendo um total de 31 pessoas. 

Os próximos cursos já agendados serão: 12 a 16 de julho em Palmas/TO, 12 a 16 de julho em João Pessoa/PB e 26 a 27 de julho em Natal/RN.