RedeBLH recebeu profissionais do Peru e de Honduras. - 2012

Publicado em 19/06/2012 00h:00min.

RedeBLH recebeu profissionais do Peru e de Honduras para dar continuidade ao projeto de cooperação técnica

A visita ocorreu no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 15 de junho. Esta missão foi patrocinada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e é parte do Projeto de Cooperação Técnica, firmado entre os países.

Participaram da missão os profissionais Julio Portella, médico coordenador do Banco de Leite Humano do Instituto Materno Perinatal (INMP) de Lima – Peru e Carolina Casápia, comunicadora do INMP de Lima. Representando Honduras, estiveram presentes Gloria Zulema Figueroa, médica sanitarista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Mario Catarino Rivas e Martha Alemán, profissional do Banco de Leite Humano do Hospital Escuela de Tegucigalpa.

Para a equipe do Peru, a missão ao Brasil foi importante e teve três aspectos destacáveis: melhorar a comunicação, em termos de saúde pública, para aumentar o número de doadoras no Peru; resolver problemas de caráter logístico de pasteurização e fortalecer o vínculo com o programa Iberoamenricano para ampliar a Rede de Bancos de Leite Humano no país. “Aprendemos muito com a missão. Nosso objetivo agora é implantar um novo Banco de Leite Humano no país”, ressaltou o coordenador do BLH de Lima – Peru.

Este é um projeto de cooperação bilateral e, nessa etapa, a visita priorizou elaborar um plano de ação e estratégias para campanhas de estímulo a doação de leite humano e para divulgação das atividades realizadas.
 
“Nossa expectativa no Brasil foi conhecer como funciona na prática os Bancos de leite Humano, aprender mais sobre os procedimentos de pasteurização e observar o que poderemos melhorar. Outro ponto importante foi fortalecer a questão da comunicação para incentivar a participação comunitária, além de fortalecer nossa aliança com a Rede de Bancos de Leite Humano da Iberoamérica”, explicou Gloria Zulema Figueroa, médica sanitarista e coordenadora de um dos Bancos de Leite Humano e coordenadora de um dos Bancos de Leite de Honduras.
Durante a visita ao Brasil, os profissionais do Peru e de Honduras conheceram o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, localizado no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); o campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em especial o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; e a Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Também conheceram alguns Bancos de Leite Humano, onde puderam observar diferentes realidades, como no Hospital Antônio Pedro, em Niteroi e no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, além da Clínica da Família “Aloysio Novis” e da Clínica da Família “Isabel dos Santos”.