Publicado em 26/07/2018 10h:37min.
Em 2018, o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) tem como um dos seus slogans "Mulheres no Abrascão 2018", buscando formas internas e externas de participação feminina em seus cursos, gestões e atividades. Comprometida com esta perspectiva, a Abrasco tem adotado a equidade de gênero como um princípio político e organizativo para seus eventos, estruturas internas e representações.
E foi pensando em apoiar a mulher-mãe-cientista-pesquisadora-estudante presente neste evento, que a Comissão Organizadora convidou a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) para participar durante os quatro dias (26 a 29 de julho) com um estande: o Espaço Amamentação. A equipe do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (BLH-IFF/Fiocruz) está participando ativamente do evento, junto com os profissionais da Saúde Coletiva, desde as Unidades Básicas de Saúde até os professores universitários e pesquisadores.
"Estamos realizando rodas de conversas, discutindo temas como alimentação do recém-nascido, uso clínico do leite humano pasteurizado, manutenção da produção láctea no retorno ao trabalho. Além disso, buscamos ampliar o compartilhamento do conhecimento e de tecnologias voltados para a segurança alimentar e nutricional na atenção neonatal e de lactentes, entre os participantes do congresso", ressalta Danielle Aparecida da Silva, gerente do BLH-IFF/Fiocruz.
Leia também:
Abertura do Abrascão reforça gestão pública e participativa
Especial Abrascão no Portal Fiocruz
A dimensão feminina do Abrascão 2018
Enviado por: Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz