Publicado em 08/06/2023 10h:08min.
A amamentação exclusiva é uma das intervenções mais eficazes para garantir que os recém-nascidos sobrevivam e se desenvolvam plenamente; nesse sentido, os Bancos de Leite Humano, representam uma estratégia relevante, principalmente em situações em que não é possível amamentar e por sua vez estão ligados ao ODS 2 de "0 Fome" e com o ODS 3, que está vinculado à saúde e redução da mortalidade neonatal.
Nesse contexto, no dia 07 de julho de 2023 a Rede Global de Bancos de Leite Humano em colaboração com o Ministério da Saúde do Panamá; Hospital del Niño Dr. José Renán Esquivel; OPAS/OMS e a Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, lançaram o curso de aperfeiçoamento em processamento e controle de qualidade do leite humano: teoria e prática em diálogo (BLH301). O curso é voltado para profissionais que irão atuar no processamento e controle no Banco de Leite Humana do Hospital del Ninõ.
No lançamento contou com a participação do diretor do Hospital del Niño, Paul Gallardo, que ressaltou a importância do curso e que capacitação permitirá a atualização pessoal em relação às melhores práticas para o processo e controle da qualidade do leite humano.
Dra. Melva Cruz, Diretora-Geral de Saúde Pública do Ministério da Saúde, afirmou que iniciativa visa garantir os objetivos da instituição na promoção do desenvolvimento e direito à saúde dos recém-nascidos.
Pablo Durán, assessor regional de Saúde Perinatal do Centro Latino-Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva (CLAP/WR), apresentou virtualmente o tema: A Situação atual das intervenções para a Promoção e proteção da Amamentação na América Latina.
O coordenador Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida apresentou o ambiente virtual de aprendizagem da rBLH, no qual os alunos inscritos terão acesso ao curso, os respectivos conteúdos e exercícios de fixação.