Rede de Bancos de Leite Humano da Fiocruz (rBLH/ Fiocruz) lança Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano para países cooperantes - Cabo Verde, Guatemala e Paraguai

Publicado em 03/09/2024 11h:16min.

Na última segunda-feira, 2/9, a Rede de Bancos de Leite Humano da Fiocruz (rBLH/ Fiocruz) lançou o Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano para países cooperantes - Cabo Verde, Guatemala e Paraguai. O evento de lançamento ocorreu de forma híbrida, presencialmente na Fiocruz Brasília e remotamente no canal da rBLH no YouTube. O Programa é uma inovação que visa assegurar a qualidade dos produtos, processos e serviços oferecidos pelos Bancos de Leite Humano, além de oferecer um sistema contínuo de avaliação e informação para melhorias.

A mesa de abertura foi composta pelo Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), representando a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hermano Castro; o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Ruy Pereira; a Diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde do Brasil, Grace Fátima Souza Rosa; a Diretora Nacional da Saúde de Cabo Verde, Ângela Gomes (remotamente); a Vice-Ministra de Hospitais do Ministério de Saúde e Assistência Social da Guatemala, Sandra Carballo (remotamente); o Vice-Ministro de Atenção à Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, Santiago García Destéfano (remotamente); a Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Sandro Gomes Santos da Silva; e o Diretor do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), sede da Secretaria Executiva da Rede de Bancos de Leite Humano, Antônio Flávio Vitarelli Meirelles.

Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde DF
 

O coordenador da Secretaria Executiva da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprígio Guerra de Almeida, falou sobre a importância do Programa. "A garantia de acesso e de qualidade do leite humano são os pilares da segurança alimentar e nutricional e, para isso, a certificação se torna decisiva, além de ser uma inovação nos serviços dos sistemas de saúde dos países colaboradores”, afirmou João.

O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Pereira, reforçou a importância do PCFioBLH. "Estamos tratando de certificar para garantir a melhor aplicação do dinheiro público destinado aos Bancos de Leite. É difícil encontrar um investimento em cooperação internacional de tão baixo custo e com tanto retorno como a cooperação em Bancos de Leite Humano", disse o embaixador.

O diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles, reforçou o valor que o PCFioBLH agregará ao Sistema Único de Saúde. "O SUS, a Fiocruz e os Bancos de Leite são uma força da nossa saúde pública, assim como o PCFioBLH também será!”.

O PCFioBLH é fruto da cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, e busca fortalecer as capacidades científicas, tecnológicas e gerenciais das Redes de Bancos de Leite Humano (rBLH) nesses países.

 

 

Escrito por Maria Luiza La Porta (rBLH/Fiocruz)

Edição por Everton Lima (IFF/Fiocruz).