Publicado em 22/10/2013 00h:00min.
Melhor Prática de Telessaúde na América Latina
A Rede de Bancos de Leite Humano acabou de ser certificada pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) como Melhor Prática de Telessaúde com a experiência coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira –IFF/Fiocruz.
A Oficina do projeto “Protocolos Regionais de Políticas Públicas de Telessaúde para a América Latina” – 20 Países, ocorrida entre 16 e 19 de outubro em Minas Gerais, entregou certificados para as melhores práticas de telessaúde na América Latina.
A programação incluiu a apresentação do Programa Nacional de Telessaúde e Atenção Primária no Brasil; debate sobre os aspectos éticos do processo de desenvolvimento dessa prática; produção de trabalhos em grupo; aprovação de documentos de consenso que busquem o desenvolvimento da telessaúde na América Latina e o estabelecimento de um plano de ação da Organização Pan-Americana de Saúde na área de *e-health*, dentre outras atividades.
Houve ainda uma homenagem aos apoiadores da atividade no continente: Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde (Opas), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMS).
O Telessaúde da rBLH, em 2011, realizou 11 reuniões videoconferências sobre temas de pesquisa com participação nacional e internacional no âmbito da Rede Universitária de Telemedicina. Capacitação internacional por webconferência Cabo Verde sobre biossegurança.
Em 2012, aconteceram 25 reuniões de teleconsultoria entre gestores de Bancos de Leite Humano por webconferência, 10 videoconferências sobre temas de pesquisa com participação nacional e internacional no âmbito da Rede Universitária de Telemedicina. Teleconsultorias internacionais com gestores de Redes Nacionais de BLH em Peru e México (5 reuniões por videoconferência). Oficina de capacitação presencial em manejo de webconferência com 28 referências estaduais em Banco de Leite Humano.
Em 2013 (até setembro), foram 15 reuniões de teleconsultoria entre gestores de Bancos de Leite Humano no Brasil por webconferência. Teleconsultorias com México, Peru, El Salvador. Quatro Cursos de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano para multiplicadores em regiões brasileiras com participação por webconferência.
22/10/2013