Publicado em 17/04/2013 00h:00min.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano iniciou os cursos macrorregionais, que representam uma das metas do projeto Fiocruz/MS – “RedeBLH 2012/2013 expansão com consolidação: pesquisa, desenvolvimento tecnológico e avaliação – Fase V”.
Em abril, de 08 a 12, aconteceram dois cursos de atualização em Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano I: fundamentos teóricos (BLH101), nas regiões Centro-Oeste e Norte.
O curso para profissionais de Bancos de Leite Humano da Região Centro-Oeste foi realizado em Goiânia e recebeu apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e do Centro de Referência de Goiás. As atividades práticas foram realizadas no BLH da Maternidade Nascer Cidadão e no BLH do Hospital Materno Infantil de Goiânia, este último Centro de Referência Estadual. Com 21 participantes, o curso foi ministrado pelos consultores da Rede de Bancos de Leite Humano, Fernanda Viana Pereira da Luz, Miriam Oliveira dos Santos e Sandi Yurika Callejon de Faria Sato, todas do Distrito Federal.
Autoridades do Estado de Goiás estiveram presentes na abertura do curso, entre elas: Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde, Mabel Del Socorro C. de Rodrigues; Gerente Especial Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Damiana Aparecida A. de Carvalho Moreira; Coordenadora da Área da Criança, Rosa Maria Martins Vieira; Diretor do Hospital Materno Infantil de Goiânia, Ivan Issac; Coordenadora de Aleitamento Materno do Município de Goiânia, Jackeline Patricia Alcantra e o Diretor Geral do Hospital Municipal Nascer Cidadão, Sebastião Fernandes Moreira.