rBLH tem pôster mais votado em primeira participação oficial Como Centro Colaborador da OPAS/OMS para fortalecer os Bancos de Leite Humano

Publicado em 22/04/2021 09h:40min.

Recém designado como CC em março, IFF/Fiocruz participou do Seminário Regional dos Centros Colaboradores da Organização​

Como a Rede Global de Bancos de Leite Humano está colaborando para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 - Esse foi o tema que levou à estreia em um evento da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), realizado nos dias 19 e 20 de abril.

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi designado Centro Colaborador OPAS/OMS para fortalecer os Bancos de Leite Humano em março de 2021 e João Aprigio Guerra de Almeida, coordenador da rBLH, atuará como diretor do CC.

O Seminário Regional dos Centros Colaboradores da Opas/OMS - Envolvendo nossos Sócios para Alcançar os ODS Juntos reuniu os CCs localizados na Região das Américas e teve 29 países participantes. No contexto atual da pandemia de Covid-19, a diretora da Opas/OMS, Carissa Etienne, abriu o evento ressaltando a importância da cooperação entre os países para superar os desafios impostos pela pandemia. Segundo ela, o momento de adversidade fortificou a união e a solidariedade na região. “Trabalhando juntos, podemos encontrar as melhores soluções”, disse. 

Dentre as propostas do seminário, houve o envio de pôsteres com o tema escolhido pela Opas/OMS “Como os Centros Colaboradores estão contribuindo para o cumprimento dos ODS”. Após votação aberta ao público, o CC para fortalecer os Bancos de Leite Humano foi o mais votado entre os 53 trabalhos enviados.

O trabalho traz o alinhamento da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) com os objetivos 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades - e 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. A atuação da rBLH contribui à redução da morbimortalidade infantil, à promoção do aleitamento materno e ao trabalho colaborativo entre países; o compromisso com a Agenda 2030 foi acordado na Carta Brasília 2015.

O seminário virtual teve como objetivo apresentar um panorama das prioridades e iniciativas atuais da Organização e dos CCs, dando visibilidade às ações que estão em andamento e às iniciativas futuras, somando esforços para alcançar as metas dos ODS da Agenda 2030. Nos dois dias de atividades, ocorreram painéis sobre a relevância dos CCs e da cooperação técnica na Região; e sessões entre representantes dos Centros Colaboradores.

“Não deixar ninguém para trás” é o lema dos ODS e representa da união de esforço globais que, por meio de 17 objetivos e 169 metas, visa erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos e o desenvolvimento sustentável.

Confira o pôster abaixo

Clique para ampliar