rBLH-SP encerra Agosto Dourado 2020

Evento celebrou o mês de ações virtuais em prol do aleitamento materno

A Rede Paulista de Bancos de Leite Humano, em parceria com a Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, realizou, no dia 31/8, o evento virtual de encerramento do Agosto Dourado. Mesmo em um mês atípico devido à pandemia de Covid-19, a Rede Paulista de BLHs realizou mobilização por meio de lives e encontros virtuais.

Mariana Simões, coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), mostrou a superação da Rede paulista, que conseguiu atingir o recorde de 96,4% de BLHs credenciados em julho, durante a pandemia. O ensino na Rede Global de BLH e a plataforma online que possibilita o compartilhamento de conhecimentos e experiências foram temas apresentados por Euclydes Arreguy, coordenador da Área de Ensino da Rede Global de Bancos de Leite Humano e Chester Martins, administrador do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/rBLH)

O coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprígio, promoveu reflexões com a palestra “Como a Rede Global de Bancos de Leite Humano colabora com a saúde do planeta?”. Aprigio discorreu sobre o aleitamento materno como direito humano e fundamental e sua relação com a promoção de um planeta mais saudável e com pessoas mais saudáveis.

O aleitamento materno durante a pandemia foi o tema de encerramento do evento. Walusa Assad Gonçalves Ferri, coordenadora da Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, apresentou estudos que reforçam a segurança do ato e a necessidade de profissionais e instituições de saúde estarem preparados para lidar com a complexidade de fatores que envolve dar apoio, incentivar e permitir o aleitamento materno em tempos de Covid-19.