Publicado em 18/10/2017 21h:12min.
De 16 a 18 de outubro, representantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) estiveram no Distrito Federal (DF) para participar de um encontro promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil com profissionais de saúde da Fundação Bill e Melinda Gates, da China Development Research Foudation e da Universidade de Pequim.
O objetivo da visita foi apresentar à delegação chinesa as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno realizadas no país, dentre as quais destacaram-se: a atuação dos Bancos de Leite Humano (BLHs), a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), o Método Canguru e o monitoramento e fiscalização da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
A delegação foi recebida com uma cerimônia de boas-vindas que contou com a presença do secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, da coordenadora-geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Claudia Puerari, e do coordenador da rBLH, João Aprigio Guerra de Almeida. Também estiveram presentes representantes da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (Aisa/MS), a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, a coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano do DF (rBLH-DF), Miriam Santos, e a gerente do BLH do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano da Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.
O dia foi marcado por exposições e reflexões das atividades desenvolvidas em ambos os países. A delegação pode conhecer as principais ações da rBLH no cenário brasileiro e da saúde global, assim como a Política Nacional de Aleitamento Materno. Em contrapartida, apresentaram aos representantes brasileiros um panorama das políticas de apoio ao aleitamento materno e as taxas de mortalidade neonatal e infantil existentes na China.
A comitiva chinesa visitou duas unidades de BLH do DF, localizadas nos hospitais regionais de Taguatinga (HRT) e Planaltina (HRP). Na ocasião, foi possível conhecer as práticas de pasteurização e demais atividades dos BLHs. A delegação também esteve presente na Unidade Básica de Saúde 3 de Samambaia, reconhecida pelas ações Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, e conheceu uma Sala de Apoio à Amamentação montada na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco.
Por: Roberta Raupp (rBLH)