Publicado em 11/12/2020 17h:20min.
I Encontro Nacional das Redes Estaduais e Distrital de BLHs trará apresentações regionais sobre os alcances conjuntos no biênio 2019- 2020 e perspectivas para 2021
Em um ano marcado pela superação dos desafios impostos pela pandemia, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) manteve-se unida virtualmente para reforçar seu papel estratégico na qualificação da atenção neonatal e materna, em termos de segurança alimentar e nutricional. Para encerrar 2020 e dar início ao planejamento 2021, a rBLH-BR realizará o I Encontro Nacional das Redes Estaduais e Distrital de Bancos de Leite Humano, no dia 14 de dezembro, a partir das 9h30. Uma forma de celebrar os alcances e adversidades superadas em tempos de Covid-2019.
O evento virtual tem como ponto de partida o I Congresso em Rede da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, realizado em 2018 e que culminou na pactuação “Busca pela Excelência no período 2020-2023” e na assinatura da Carta Brasil 2018, documento que estabelece o compromisso da rBLH-BR com a excelência do Sistema Único de Saúde (SUS). Ações estratégicas para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da rBLH-BR para responder às demandas do SUS.
“Estamos dando consecução ao que discutimos, determinamos, deliberamos e pactuamos na Carta Brasil 2018”, explica João Aprigio Guerra de Almeida, coordenador da rBLH-BR. Para mostrar como a Rede Brasileira está trabalhando, desde a assinatura do documento, para alcançar seus compromissos, o evento foi desenhado de modo a trazer apresentações das cinco regiões do País, na perspectiva das Redes das Unidades Federativas e do Distrito Federal, pontuando seus avanços e desafios.
O encontro evidencia a maior característica da rBLH-BR: o trabalho em rede. A capacidade de mobilização ficou evidente em tempos de pandemia, que exigiram articulação e estratégias e ações de enfrentamento. Entre reuniões virtuais e elaboração de documentos técnicos que garantiam a segurança dos serviços dos BLHs. “A Rede Brasileira conseguiu mostrar seu poder de mobilização e de comunicação com nossos pares”, ressalta a coordenadora técnica da Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), Mariana Simões Barros.
Compartilhar os desafios e conquistas vivenciados nesse ano tão atípico e difícil para todos, observados sob um olhar integrado e coletivo das regiões, possibilitará ter um mapa de prioridades a serem transpostas e construir um planejamento estratégico para 2021, colocando a interlocução da rBLH-BR em patamar qualificado. De acordo com Aprigio, o panorama regionalizado “será uma oportunidade para que nós, verdadeiramente, tenhamos uma visão da Rede brasileira em seu conjunto. Um conjunto de BLHs e PCLHs e não apenas um somatório de resultados. Nós somos a primeira rede temática do Sistema Único de Saúde. Nos caracterizamos por uma abordagem em rede, horizontal”.
O debate sobre os avanços e desafios da gestão dessa grande Rede também faz parte da programação. Para Danielle Aparecida da Silva, responsável pelo Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano (BLH-IFF/Fiocruz), as apresentações regionais vão oferecer “a realidade de cada região e, certamente, identificar os pontos que podem ser iluminados e transformados em ações”.
Pensando em 2021, o evento terá uma sessão dedicada ao início à preparação do VII Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano / IV Fórum de Cooperação Técnica Internacional em Bancos de Leite Humano ABC/Fiocruz - Ministério da Saúde, que será o primeiro do próximo ano.
Confira a programação completa.
Para acompanhar o evento ao vivo, acesse o Canal da Rede de Bancos de Leite Humano no Youtube.