Mulheres vacinadas contra a Covid-19 devem manter amamentação e doação de leite materno, diz documento
A Câmara Técnica da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) publicou hoje, 10 de fevereiro, a Recomendação Técnica 0121-090221 para, frente às dúvidas acerca da vacinação contra a Covid-19 e a continuidade da amamentação e da doação de leite materno nesse contexto; orientar mães, profissionais de saúde e a sociedade.
A recomendação da rBLH-BR é a manutenção da amamentação e da doação de leite humano por mulheres vacinadas contra a Covid-19.
O documento baseia-se em publicações científicas de iniciativas internacionalmente reconhecidas. De acordo com as referências analisadas, até o momento, as vacinas contra a Covid-19 autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil não apresentam efeitos nocivos à lactação e à saúde do bebê.
Foram consultadas como fontes: Organização Mundial da Saúde, Disease Control and Prevention (CDC), American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), Academy of Breastfeeding Medicine (ABM), Society for Maternal & Fetal Medicine (SMFM) e o Infant Risk Center (IRC), Public Health England (PHE), Norwegian Institute of Public Health (NIPH) e as Associações de Bancos de Leite Humano da Espanha, da Grã-Bretanha e da Irlanda.
Leia a Recomendação Técnica 0121-090221 abaixo ou faça o download aqui. O documento também está disponível na página “rBLH enfrentando a Covid-19”.